+55 61 3547-1649


ABRASS vai aos EUA avaliar em campo a Intacta 2 Xtend

Entidade avalia promissor método de melhoramento genético que beneficia o manejo de pragas na lavoura e potencializa produção A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) concluiu nessa sexta (4/10) sua participação da Missão Futuro da Biotecnologia na Soja, Milho e Algodão, nos Estados Unidos. O evento é promovido pela Bayer, empresa global […]Leia mais

8 de outubro de 2019

Entidade avalia promissor método de melhoramento genético que beneficia o manejo de pragas na lavoura e potencializa produção

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) concluiu nessa sexta (4/10) sua participação da Missão Futuro da Biotecnologia na Soja, Milho e Algodão, nos Estados Unidos. O evento é promovido pela Bayer, empresa global de inovação para o agronegócio, e teve como objetivo preparar agricultores e empresários para a chegada da tecnologia Intacta 2 Xtend ao Brasil, prevista para 2021.

A imersão presencial envolveu visitas técnicas a centros de pesquisa, universidades, fazendas e unidades da empresa em diferentes cidades dos EUA, como Chicago, Saint Louis e Chesterfield, sede da Bayer e centro de desenvolvimento de biotecnologia. Os EUA possuem atualmente 24 milhões de hectares com a tecnologia Xtend voltados para a produção de soja e algodão. Este número corresponde a 60 milhões de acres, sendo 50 milhões para soja e 10 para o algodão.

O presidente da ABRASS, Tiago Garcia Taques da Fonseca, afirma que a imersão foi importante para a troca de conhecimentos científicos e vivência a campo do produto, principalmente da plataforma Xtend, que já está disponível nos EUA.

“A tecnologia, quando utilizada da forma correta, traz muitos ganhos para o produtor. Estou muito satisfeito com os resultados que presenciamos. O agricultor americano já está com 60% da área com soja Xtend, colhendo resultados equivalentes a 3 sacas por hectare, além da facilidade no controle de plantas daninhas.”, avalia.

Aposta multinacional

De acordo com Marcelo Neves, diretor comercial de Soja e Algodão da Bayer, participaram da excursão 31 pessoas entre clientes, parceiros, federações e confederações ligadas ao setor.  Ele também afirma que a plataforma Xtend é atualmente a ferramenta número um dos agricultores dos EUA.

 “Um dado que nos chamou a atenção é que 95% dos agricultores que utilizam esta tecnologia naquele país estão satisfeitos ou muito satisfeitos.”, comenta.

No Brasil, a empresa pretende lançar a tecnologia Intacta 2 Xtend, desenvolvida exclusivamente para o Brasil.

Ao focar em produtividade das lavouras, a plataforma Intacta 2 Xtend promete ser uma opção eficaz na ampliação do controle de plantas daninhas (como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto) e lagartas, já que traz como nova ferramenta o herbicida dicamba na soja e duas proteínas a mais para o controle da Helicoverpa e Spodoptera, importantes pragas que atacam a cultura da soja. Outro diferencial da Intacta 2 Xtend é o melhoramento genético, que trará  materiais adaptados às diferentes regiões do Brasil.