+55 61 3547-1649


ACADEMIA ABRASS – Gestão de custos e despesas é determinante nos processos da indústria de sementes de soja

Programa de capacitação apresenta conceitos de finanças corporativas e orienta como identificar fluxos na rotina administrativa

22 de agosto de 2022

“Tempo é dinheiro”. Para além da célebre frase do Benjamin Franklin, o fator tempo nos negócios do mundo contemporâneo pode significar dinheiro e, também, outras formas de mensurar o êxito ou mesmo a sobrevivência ou fracasso do negócio. Essa reflexão guia o módulo da Academia ABRASS, programa promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja com o apoio da Bayer e a curadoria de conteúdos assinada pela MPrado Consultoria.

Gabriel Vieira, consultor sênior da MPrado, observa que o tempo, no setor de finanças, pode ser classificado numa pluralidade de tipos, todos importantes na determinação dos momentos de gestão. “De forma simplificada, estamos falando de prazos e responsabilidades. É necessário ter um controle do ‘quando’, de qual é o momento que essa gestão tem que acontecer, porque se o prazo não é cumprido, não há como voltar no momento”.

No universo do setor das indústrias de sementes, um exemplo de momento decisivo de gestão do tempo aplicado às finanças é o da confecção e assinatura do contrato de royalties, valor pago pelo direito de uso da tecnologia embutida nas variedades de sementes desenvolvidas, multiplicadas nas indústrias especializadas. “Se passar do prazo, a empresa perde muito mais que a semente: perde a safra inteira, não consegue vender sem a licença genética em dia”, alerta o especialista.

Foto: arquivo – Unidade Temática 5 – Finanças – Academia ABRASS

A dinâmica de gestão do tempo impacta diretamente no gerenciamento de custos e despesas do negócio, que pode ser estratificada em seis ocasiões: a solicitação ou análise de demanda; a cotação; a compra ou contratação; a execução ou consumo; o lançamento; e, por último, o pagamento. Nem sempre é atribuído ao setor financeiro a gestão de cada um desses passos. Vieira lembra que o foco geralmente está na cotação, no lançamento e no pagamento, mas é papel das finanças administrar a ordem para que esses custos sejam gerenciados nos momentos corretos. 

De forma interativa, com a aplicação de exercícios e enquetes, os profissionais de diferentes indústrias de sementes, alunos da Academia ABRASS, puderam identificar essas faces do “quando” na gestão financeira. Algumas situações práticas da atividade empresarial, como a contratação de consultoria agronômica, compra de empilhadeiras, pagamento de folha salarial e manutenção de veículos, foram classificadas dentro dos momentos corretos do fluxo de custos e despesas.

Um aprendizado importante para a assistente financeira Judite Oliveira, da Cereal Ouro Agrícola, indústria associada à ABRASS. “A gente acaba preso no operacional do dia a dia, acaba esquecendo o porquê de estar realizando aquele tipo de atividade. O módulo está sendo muito proveitoso”. Já para o representante da associada Agro-Sol Sementes, José Aguiar, o universo das finanças foi uma descoberta: trabalhando no setor de planejamento e controle de produção, o módulo propiciou enxergar o processo de outro ponto de vista.

“Às vezes a gente olha só de um ângulo – geralmente o da produção da semente-, e quando temos a oportunidade de ver esses processos que caminham junto ao nosso setor, é algo bem bacana. As notas e ordens de compras começam a fazer mais sentido”.

Conhecimento multiplicado – Com encontros online programados até o mês de setembro, a Academia ABRASS proporciona conhecimento nas áreas comercial, humanas, finanças e gestão. As modernas ferramentas de gestão são evidenciadas ao longo dos módulos, que contam com a presença de dirigentes e gestores das empresas sementeiras associadas. A iniciativa está em sua terceira edição.

Fonte: ABRASS / Íntegra Comunicação Estratégica