+55 61 3547-1649


Fungos em sementes de soja: detecção e importância

Autoria: GOULART, A. C. P. Resumo: A simples indicação das percentagens de pureza, germinação e vigor de um lote de sementes não e suficiente para caracterizar a sua verdadeira qualidade, sendo necessário, obrigatoriamente, levar em conta o somatório dos atributos físicos, genéticos, fisiológicos e sanitários. A condição sanitária e extremamente importante, considerando-se que as sementes são veículos […]Leia mais

1 de fevereiro de 2021

Autoria: GOULART, A. C. P.

Resumo: A simples indicação das percentagens de pureza, germinação e vigor de um lote de sementes não e suficiente para caracterizar a sua verdadeira qualidade, sendo necessário, obrigatoriamente, levar em conta o somatório dos atributos físicos, genéticos, fisiológicos e sanitários.

A condição sanitária e extremamente importante, considerando-se que as sementes são veículos de agentes fitopatogênicos, que nelas podem se alojar e com elas serem levados ao campo, provocando redução de germinação e vigor e originando focos primários de doenças.

A maioria das doenças de importância econômica que ocorre na soja e causada por patógenos que são transmitidos pelas sementes. Dentre eles, merecem destaque: Phomopsis spp. – anamorfo de Diaporthe spp. (causador do cancro da haste da soja, da seca da haste e da vagem da soja e da deterioração das sementes), Cercospora sojina (causador da mancha olho-de-ra), C. kikuchii (causador da mancha purpura da semente e do crestamento foliar), Colletotrichum truncatum (causador da antracnose), Fusarium semitectum (causador da deterioração das sementes), Aspergillus flavus (fungo de armazenamento), Sclerotinia sclerotiorum (causador da podridão branca da haste e da vagem) e Rhizoctonia solani (causador do tombamento de plântulas e morte em reboleira).

Esses patógenos são detectados e identificados nas sementes de soja através da realização de um teste especifico (Teste de Sanidade ou de Patologia de Sementes). Seu objetivo principal e determinar o estado sanitário de uma amostra de sementes.

Esse teste e realizado em um laboratório, que precisa ter os seguintes equipamentos: câmaras de incubação, estereomicroscopio binocular (lupa), microscopio composto binocular, recipientes (gerbox e placas de Petri de plastico ou de vidro), substrato (papel de filtro), capela de fluxo laminar, estufas para esterilizacao (fornos Pasteur), autoclave e outros utensilios (pincas, bisturis, estiletes, tesouras e alcas de platina).

Vários testes de laboratório podem ser utilizados para caracterizar o estado sanitário das sementes de soja. O principal, utilizado e recomendado internacionalmente, e o Método do papel de filtro ou Blotter test, que detecta a quantidade total de fungos presentes nas sementes (interna e externamente).

Outros métodos também podem ser utilizados, como o Deep Freezing Method e o Método de incubação em agar. Consta ainda neste trabalho um Anexo, contendo as estruturas e descrições dos principais fungos encontrados em sementes de soja.

Fonte: Embrapa