+55 61 3547-1649


Gestão qualificada garante ganhos no meio rural, diz professor

Apesar dos desafios impostos pelo mundo atual, alternativas têm surgido em todas as áreas para suprir as demandas. Na área da educação, uma das opções é realizar cursos n a modalidade de ensino à distância (EAD). Hoje, muitos profissionais afirmam que para realizar cursos de capacitação é preciso tempo e deslocamento para realizá-lo. Com a […]Leia mais

3 de julho de 2020

Apesar dos desafios impostos pelo mundo atual, alternativas têm surgido em todas as áreas para suprir as demandas. Na área da educação, uma das opções é realizar cursos n a modalidade de ensino à distância (EAD). Hoje, muitos profissionais afirmam que para realizar cursos de capacitação é preciso tempo e deslocamento para realizá-lo. Com a modalidade à distância, grande parte dos empecilhos são resolvidos, como a flexibilização de horários para estudar e consultar os materiais. As vantagens são inúmeras, desde a dinâmica no processo ensino-aprendizagem até a comodidade de estudar na segurança e no conforto de casa.

O AgroEAD, que é uma plataforma desenvolvida através da parceria entre o Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA), o portal de conteúdo Agrolink e a agência e21, se posiciona como uma inovação no nicho de ensino segmentado e busca conectar o campo ao ensino. 

O curso de lançamento, “Gestão em Agropecuária” chega para realizar a conexão e será ministrado por Júlio Barcellos, PhD, Professor Titular da UFRGS, Médico Veterinário, Orientador de Mestrado e Doutorado em Agronegócios e Zootecnia. De acordo com o professor,  o foco é preparar e contribuir com a qualificação dos gestores que atuam em particular nas propriedades rurais de pecuária, desde a gestão das pessoas, da organização das atividades, da gestão comercial e dos custos. Com isso o profissional consegue ver os pilares essenciais para gerir um negócio no meio rural. 

A organização da produção é uma das principais funções do gestor e para isso é necessário conhecer detalhadamente os recursos que tem em mãos na propriedade.  “A partir disso ele tem os instrumentos produtivos, mas cabe agora, gerenciar uma equipe de colaboradores, desde os critérios de recrutamento, premiação por produtividade, motivação e capacitação. Após, conhecer o mercado e seus elementos necessário para comprar insumos e vender sua produção, sem esquecer, o monitoramento de tudo por meio da gestão de custos e dos indicadores de processos e de resultados”, salienta Barcellos.

O curso, que tem carga horária de 15 horas prevê a capacitação e aperfeiçoamento remoto e é destinado a profissionais das ciências agrárias, gestores e empresários do agronegócio com ênfase em gestão na agropecuária. O intuito é desenvolver a capacidade de gerenciar os conceitos e premissas básicas de gestão moderna, particularmente frente a crises conjunturais, por meio de ferramentas digitais tais avançadas, soluções de problemas e propostas de ajustes nos modelos de negócios da unidade de produção.

Barcellos acrescenta que todo profissional precisa se atualizar, pois a dinâmica de negócios cada vez é mais complexa. No campo não é diferente, pois é a atividade estratégica do Brasil, com inúmeras oportunidades e que integra muitos elementos para a tomada de decisões. O profissional do campo tinha um foco muito grande na produção e muitas vezes no momento da comercialização da produção encontrava dificuldades e acabava vendendo de forma inadequada, no momento inadequado ou por preços reduzidos. Esse é um problema quase que crônico. Além disso, muitas vezes não tinha uma visão de como comprar de forma mais eficiente os insumos para a produção; não aprendeu a fazer marketing, gerenciar pessoas, tudo isso, no contexto atual atuam de forma integrada e complicam a vida de quem atua no agro. Por essa razão, se tornou mais complexo gerir um negócio no campo do que na cidade. 

“A grande dificuldade do agro ainda é a capacidade de gestão de seus protagonistas, quando analisamos o resultado econômico, muda tudo. Existe endividamento, êxodo rural, venda de propriedades, etc… Tudo isso está ligado ao custo de produção muito elevado ou a investimentos equivocados. Isso é resultado de má gestão. Portanto, produzir, volto a insistir, não é difícil. O complexo e fazer isso ganhando dinheiro e isso somente ocorre com boa gestão”. 

O mundo digital é uma realidade e chegou para ficar. Veicular informações e conhecimentos pelo ambiente virtual é como ler um livro isoladamente, é preciso uma interface interativa e que permita ao ambiente capturar sensações e contextos da manifestação do aluno. Conhecimento é a chave para negócios de sucesso.

Saiba mais sobre o cronograma do curso:

O curso está constituído de três módulos aplicados e desenvolvidos com base teórico-aplicados.

Modulo I – Gestão da Produção e de Tecnologias – o entendimento do cenário e do contexto da atividade, desafios e perspectivas do negócio. Tópico voltado para diagnosticar a unidade de negócios e o sistema de produção. A partir dessas premissas aplicar ferramentas de escolha de tecnologias conforme o perfil da propriedade rural.

Modulo II – Gestão de Pessoas – tópico destinado a construir matriz de atividades e funções dos colaboradores da propriedade rural. Desenvolver habilidades de selecionar pessoas, organizar programas de capacitação e sistemas de participação de resultados.

Modulo III – Gestão Comercial e de Custos – busca capacitar o gestor para o desenvolvimento de sistemas de aquisição de insumos e destinado comercialização da produção. Estratégias de marketing. Formação de clubes de compras, planilhas de fornecedores e de clientes e alianças de mercado. Controles de custos, fluxo de caixa, avaliação de resultados e tomada de decisão. 

Fonte: Agrolink