+55 61 3547-1649


Grãos: Conab reduz produção para 250,9 mi de ton; safra ainda será recorde

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu nesta terça-feira, 12, a projeção da produção de grãos na temporada 2019/2020 em 0,4%, na comparação com o levantamento de abril. De acordo com o órgão, a expectativa de safra está em 250,9 milhões de tonelada. Mesmo assim, a estimativa ainda é de produção recorde. Na comparação com […]Leia mais

13 de maio de 2020

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu nesta terça-feira, 12, a projeção da produção de grãos na temporada 2019/2020 em 0,4%, na comparação com o levantamento de abril. De acordo com o órgão, a expectativa de safra está em 250,9 milhões de tonelada. Mesmo assim, a estimativa ainda é de produção recorde. Na comparação com o ciclo anterior, a safra ainda será 3,6% maior.

De acordo com a Conab, essa redução acontece por conta dos problemas climáticos que a região Sul do país enfrenta, com impactos sobre a produtividade na soja e milho.

Soja

Na comparação com o levantamento de abril, a Conab cortou a safra de soja em 1,4%. Porém, a produção, estimada em 120,3 milhões de toneladas, deve aumentar 4,6% em relação à safra 2018/2019 e ser recorde.

Apesar do forte impacto causado pelo desempenho da safra no Rio Grande do Sul, que sofre com a seca, a entidade afirma que a cultura apresentou produtividades recordes em Mato Grosso, Paraná, Goiás, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal.

Na região Nordeste, particularmente no Matopiba, as condições climáticas trouxeram transtornos à semeadura, causando a necessidade de replantio em algumas regiões. Esse quadro melhorou, e as chuvas a partir de janeiro, favoreceram substancialmente o desenvolvimento das lavouras, sendo esperadas boas produtividades, confirmadas pelas colheitas que avançam célere para o seu término.

Fonte: Canal Rural