+55 61 3547-1649


Lavouras de soja do Rio Grande do Sul enfrentarão temporais nesta terça-feira, confira a previsão para todo país

Segundo a meteorologia, os municípios localizados mais ao sul do estado, na divisa com o Uruguai, devem registrar acumulados superiores a 120 mm e ventos de até 100 km/h.

18 de fevereiro de 2020

As tão desejadas chuvas retornaram ao Rio Grande do Sul. Entretanto para as lavouras de soja do sul do estado o que parece um alívio pode se transformar em um pesadelo, afinal além dos grandes acumulados, a região pode registrar ventos fortes. No restante do país a previsão geral é de chuvas mais amenas ou tempo seco, como na Bahia.

SUL

Se o desejo dos produtores de soja era chuva. Ela veio. Só que não como desejavam, pelo menos na parte Sul do estado. Ali próximo a Alegrete, por exemplo, de tempestades com mais de 50 mm acumulados, os ventos podem ultrapassar os 100 km/h. Situação pior viverá os produtores que vivem próximo à fronteira com o Uruguai, ali em Quaraí são esperados mais de 120 mm acumulados. De maneira geral o dia será chuvoso para todo o estado.

Também deve chover bastante na parte oeste de Santa Catarina. Em Chapecó são esperados mais de 30 mm acumulados nesta terça-feira.

O Paraná também terá instabilidades, mas com baixos acumulados e de maneira manchada. Em Cascavel são esperados no máximo 5 mm.

SUDESTE

Em São paulo também há chance de precipitações em várias áreas, mas com baixos acumulados e de maneira manchada. Ali próximo a Piracicaba, por exemplo, os acumulados não passam dos 5 mm, enquanto em Itapeva nem deve chover.

Em Minas gerais as chuvas devem ficar restritas a parte sul do estado. Em Uberlândia e Uberaba a tendência é de garoas com no máximo 2 mm acumulados.

CENTRO-OESTE

A chuva acontece em todos os estados da região Centro-Oeste, na forma de pancadas durante o período da tarde. Os volumes de chuva mais elevados acontecem no leste de Mato Grosso e no oeste e norte de Goiás. Salienta-se que a maioria de chuva é pela influência de um corredor de umidade e do calor. Atenção para temporais em Mato Grosso do Sul e chances para granizo no sul do estado.

NORDESTE

Não deve chover nas áreas de soja da bahia nesta terça-feira e as temperaturas podem bater nos 31ºC.

No Piauí as instabilidades seguem estacionadas na parte centro-norte do estado. Em Luzilândia os acumulados passam dos 10 mm, já em Uruçuí são esperadas apenas garoas de de no máximo 1 mm.

Na Maranhão as chuvas seguem espalhadas, mas de maneira manchada. Enquanto Chapadinha pode receber mais de 50 mm acumulados, Balsas não terá nada de água no dia.

NORTE

Sol e calor predominam em toda a região Norte do país. Devido às altas temperaturas e também à alta umidade, a sensação de abafamento é bastante evidente sobre a região. Essa combinação também é responsável pela formação de nuvens mais carregadas, que geram condições para pancadas de chuva isoladas e passageiras por todo o Norte do Brasil, inclusive em Roraima, que passou por diversos dias com tempo mais seco. Chove de forma mais volumosa no sul do Tocantins, devido à áreas de instabilidade que se formam próximas à região.

Fonte: Canal Rural