Lavouras de soja do Rio Grande do Sul enfrentarão temporais nesta terça-feira, confira a previsão para todo país

Segundo a meteorologia, os municípios localizados mais ao sul do estado, na divisa com o Uruguai, devem registrar acumulados superiores a 120 mm e ventos de até 100 km/h.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As tão desejadas chuvas retornaram ao Rio Grande do Sul. Entretanto para as lavouras de soja do sul do estado o que parece um alívio pode se transformar em um pesadelo, afinal além dos grandes acumulados, a região pode registrar ventos fortes. No restante do país a previsão geral é de chuvas mais amenas ou tempo seco, como na Bahia.

SUL

Se o desejo dos produtores de soja era chuva. Ela veio. Só que não como desejavam, pelo menos na parte Sul do estado. Ali próximo a Alegrete, por exemplo, de tempestades com mais de 50 mm acumulados, os ventos podem ultrapassar os 100 km/h. Situação pior viverá os produtores que vivem próximo à fronteira com o Uruguai, ali em Quaraí são esperados mais de 120 mm acumulados. De maneira geral o dia será chuvoso para todo o estado.

Também deve chover bastante na parte oeste de Santa Catarina. Em Chapecó são esperados mais de 30 mm acumulados nesta terça-feira.

O Paraná também terá instabilidades, mas com baixos acumulados e de maneira manchada. Em Cascavel são esperados no máximo 5 mm.

SUDESTE

Em São paulo também há chance de precipitações em várias áreas, mas com baixos acumulados e de maneira manchada. Ali próximo a Piracicaba, por exemplo, os acumulados não passam dos 5 mm, enquanto em Itapeva nem deve chover.

Em Minas gerais as chuvas devem ficar restritas a parte sul do estado. Em Uberlândia e Uberaba a tendência é de garoas com no máximo 2 mm acumulados.

CENTRO-OESTE

A chuva acontece em todos os estados da região Centro-Oeste, na forma de pancadas durante o período da tarde. Os volumes de chuva mais elevados acontecem no leste de Mato Grosso e no oeste e norte de Goiás. Salienta-se que a maioria de chuva é pela influência de um corredor de umidade e do calor. Atenção para temporais em Mato Grosso do Sul e chances para granizo no sul do estado.

NORDESTE

Não deve chover nas áreas de soja da bahia nesta terça-feira e as temperaturas podem bater nos 31ºC.

No Piauí as instabilidades seguem estacionadas na parte centro-norte do estado. Em Luzilândia os acumulados passam dos 10 mm, já em Uruçuí são esperadas apenas garoas de de no máximo 1 mm.

Na Maranhão as chuvas seguem espalhadas, mas de maneira manchada. Enquanto Chapadinha pode receber mais de 50 mm acumulados, Balsas não terá nada de água no dia.

NORTE

Sol e calor predominam em toda a região Norte do país. Devido às altas temperaturas e também à alta umidade, a sensação de abafamento é bastante evidente sobre a região. Essa combinação também é responsável pela formação de nuvens mais carregadas, que geram condições para pancadas de chuva isoladas e passageiras por todo o Norte do Brasil, inclusive em Roraima, que passou por diversos dias com tempo mais seco. Chove de forma mais volumosa no sul do Tocantins, devido à áreas de instabilidade que se formam próximas à região.

Fonte: Canal Rural