+55 61 3547-1649


NOVA DIRETORIA DA ABRASS TOMA POSSE PARA GESTÃO DO BIÊNIO 2021/2023

Novo presidente e diretoria prometem seguir diretrizes para representar os multiplicadores de sementes de soja no agro brasileiro.

29 de abril de 2021

Diretoria 2021/2023

A nova diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) foi empossada na manhã desta quinta-feira (29.04), na sede da associação em Brasília/DF. A cerimônia foi realizada de forma híbrida – presencial e virtual – em respeito às medidas sanitárias e de isolamento provocadas pela pandemia da COVID-19.

O evento contou com a participação presencial do presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão, que mostrou seu total apoio a nova diretoria da associação e enalteceu as parcerias entre as organizações que trabalham pelo desenvolvimento do setor.

 “Nossa responsabilidade é enorme, precisamos produzir mais e fazendo isso com tecnologia respeitando o meio ambiente. Nós temos bons números, desde a era Collor o Brasil abriu 67% de novas áreas e aumentou em 360% a produtividade. Isto significa que nós somos bons exemplos! E vamos precisar ampliar ainda mais essa tecnologia. O produtor brasileiro já entendeu isso, e o nosso grande avanço foi a organização do setor e das entidades fizeram a diferença. Hoje não tenho dúvida que o setor mais organizado do Brasil é o setor do agronegócio brasileiro”, afirmou o presidente do IPA.

A missão de continuar os trabalhos realizados pela associação com diretrizes para reforçar a representatividade dos multiplicadores de sementes de soja dentro da cadeia produtiva do agro brasileiro foram destacadas como objetivos e metas a serem cumpridas. Assim, apontaram Gladir Tomazelli e os novos diretores. 

“É necessário mostrarmos a grande relevância e importância que os multiplicadores têm na cadeia produtiva de sementes de soja. Afinal, é fundamental que se entenda o quanto um multiplicador investe para poder levar uma semente de qualidade até a lavoura do agricultor, proporcionando a ele colher o melhor resultado possível”, esclareceu o novo presidente, Gladir Tomazelli.

Diante deste cenário, a nova direção da ABRASS traça algumas metas que ainda precisam ser conquistadas. Dentre elas, a legitimidade de um sistema de produção de sementes de soja  de qualidade que seja possível e praticada por todos, com a participação efetiva dos multiplicadores, a interação com obtentores vegetais e detentores de processos biotecnológicos, na busca do desenvolvimento de um sistema de licenciamento mais equilibrado, alinhando as boas práticas comerciais com a remuneração adequada das tecnologias.

“O nosso maior desafio será fazer com que todos os elos da cadeia, como multiplicadores, obtentores, distribuidores, cooperativas e agricultores, conversem e unam forças para que juntos consigam superar todas as adversidades do setor”, finalizou Gladir Tomazelli, em nome da nova diretoria.

Neste contexto, durante o encerramento da solenidade, os diretores empossados afirmaram que irão desempenhar um papel significativo para alcançar maior participação e novos associados. O intuito é fomentar o trabalho da entidade de classe e de seus multiplicadores divulgando a sociedade sobre a magnitude de uma boa semente, com procedência, garantindo melhores produtividades para todos os agricultores.

Após os pronunciamentos, o multiplicador de sementes de soja, Marcelo Vendrame – Sementes Campeã – MT – produtor e  associado da ABRASS, falou sobre as expectativas dos com relação à nova direção da ABRASS.

“Uma das coisas que precisamos buscar é a integração de novos players, com essa nova diretoria conseguiremos trazer esses novos associados para somar nos trabalhos do setor. A representatividade é a bandeira que esperamos desta nova direção da associação”, declarou o produtor Marcelo Vendrame.

Composição da diretoria:

Presidente – Gladir Tomazelli;

Vice-presidente – André Schwening;

Diretor Financeiro – Luís César Miranda Júnior;

Diretora Administrativa – Cristiane Morinaga;

Diretora de Comunicação e MKT – Manoela Bertagnolli;

Diretor de Projetos e Comissões – Gilvanio Pereira da Silva;

Diretor de Soluções e Benefícios – Leandro César Ribeiro de Oliveira;

Diretor de Integração Regional – Idone Luiz Grolli;

Conselho Fiscal:

José Fava Neto;

Kleber Sosnoski;

Paul Aernoudts;

Manoel Pedrosa;

Gregory Sanders;

Emmanuel Six.

ABRASS

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja foi fundada em 2012, com o objetivo de congregar uma instituição de ambiente organizacional e multidisciplinar que fortaleça a produção de sementes de soja, valorizando as atividades e seu produto final, revertendo benefícios para toda a cadeia produtiva.

Desde então, têm atuado em prol das boas práticas na produção de sementes, na regulamentação jurídica, nos marcos legais, na difusão de produtos que levem competividade ao agricultor, no aperfeiçoamento de instrumentos de políticas públicas e outras frentes de desenvolvimento da cadeia produtiva.

Vale salientar que a cada gestão a ABRASS vem cumprindo a missão e alcançado grandes progressos. Desta forma segue apoiando e respeitando os interesses dos seus multiplicadores, através de ações coordenadas que promovam o equilíbrio entre os agentes da cadeia de valor, pautados sempre pela ética, conhecimento e um bom relacionamento institucional.

Atualmente a entidade conta com 47 associados, distribuídos em 11 estados e no Distrito Federal, representando mais de 60% da produção de sementes de soja do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRASS

Por: Nátalie Luna