+55 61 3547-1649


Parceria ABRASS – Semente de soja é a protagonista em novo programa do Canal Rural

Projeto vai ao ar mensalmente nos telejornais da emissora e mostrará a tecnologia envolvida na produção do insumo e os próximos desafios do setor

4 de outubro de 2022

Lavoura de soja bem estabelecida e com alta produtividade só é possível com uma semente de qualidade. Para mostrar a importância do insumo em toda a cadeia produtiva do grão – a maior commodity agrícola do país – o Canal Rural estreia em outubro o programa O Brasil da Semente de Soja.

A iniciativa nasceu de uma série de reportagens na temporada 2021/22 e deu tão certo que se transformou em um grande projeto a ser veiculado mensalmente nos telejornais da emissora durante toda a atual safra.

Assim, o programa abordará vários temas de interesse ao produtor rural, tal como a maneira com que a semente se tornou o elo entre os agricultores e a ciência, assim como os desafios de armazenamento e transporte.

Além disso, ganha destaque o Tratamento Industrial de Sementes (TSI), utilizado para proteger o gérmen contra pragas e doenças, assim como as técnicas de distribuição de sementes, a biotecnologia na cultura da soja, a colheita e o uso do insumo certificado. Tudo isso baseado nas boas práticas de produção.

Projeto conjunto

O Brasil da Semente de Soja é uma realização do Canal Rural e da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass). De acordo com o presidente da entidade, Gladir Tomazelli, o setor é um dos que mais empresta o uso de tecnologia e inovação ao agronegócio.

“A semente tornou-se um ativo muito importante na lavoura do agricultor. Isso tem feito com que muitos investimentos aconteçam na área, com grandes empresas investindo na multiplicação de sementes. Empresas nacionais de longa data no mercado estão fazendo grandes investimentos e ampliações. O parque industrial de multiplicação de sementes é valiosíssimo e a comercialização desse insumo ultrapassa os 20 bilhões de reais por ano”, destaca.

Tomazelli também destaca que a cadeia produtiva da semente, além da importância econômica para o país, desempenha papel social fundamental quando o assunto é a produção de alimentos. Especificamente sobre a soja, as estimativas iniciais dão conta de recorde de produção na safra 2022/23, com mais de 150 milhões de toneladas produzidas, de acordo com as principais consultorias do mercado e se aproximando disso, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Tal número consolida o Brasil como o maior produtor mundial do grão, posição que atingiu no ciclo 2029/20, quando ultrapassou os Estados Unidos. Segundo especialistas do setor, a tecnologia aplicada na produção de semente ajuda o país a garantir esse título.

Programação

Os programas já têm data definida. Veja:

  • 19 de outubro
  • 09 de novembro
  • 07 de dezembro
  • 18 de janeiro/23
  • 08 de fevereiro/23
  • 08 de março/23

Fonte: Canal Rural