+55 61 3547-1649


Qual o impacto da velocidade no plantio da soja?

Qual o impacto da velocidade no plantio da soja com a plantadeira Momentum, da Massey Ferguson? Primeiro projeto global 100% desenvolvido e fabricado no Brasil pela AGCO. A plantadeira foi lançada em abril de 2019. Para responder à questão inicial, foi realizado um estudo comparativo de velocidade de plantio em três diferentes regiões agrícolas do país, […]Leia mais

19 de agosto de 2020

Qual o impacto da velocidade no plantio da soja com a plantadeira Momentum, da Massey Ferguson? Primeiro projeto global 100% desenvolvido e fabricado no Brasil pela AGCO. A plantadeira foi lançada em abril de 2019. Para responder à questão inicial, foi realizado um estudo comparativo de velocidade de plantio em três diferentes regiões agrícolas do país, durante duas safras com o equipamento.

O artigo Estudo aponta que plantio mais rápido de soja não compromete qualidade e pode aumentar produtividade, de Vinicius Cunha, coordenador Farm Solutions da AGCO América do Sul, explica como o trabalho foi realizado e quais foram os resultados obtidos.

O trabalho consistiu em um comparativo com as seguintes velocidades na operação de plantio: 7.0, 9.0 e 10,5 km/h na safra 2018/2019 em uma fazenda no município de Sorriso (MT); 5,0, 7,5 e 10 km/h na safra 2019/2020, em uma propriedade em Santa Bárbara do Sul (RS) e outra em São Gabriel do Oeste (MS).

Os números demonstraram que, com o uso da plantadeira Momentum, é possível plantar soja em velocidades de até 10,5 km/h sem prejudicar a produtividade da lavoura. Durante o trabalho, a equipe conseguiu plantar a 2, 3,5 e até 5 km/h mais rápido, perdendo 0% ou menos de 1% de produtividade.

As grandes fazendas da região do Cerrado ou mesmo as de tamanho médio no Sul brasileiro têm no plantio uma tarefa complexa e de grande importância, que define a produtividade da lavoura e a rentabilidade do agricultor. Nessa fase, as equipes de campo são muitas vezes desafiadas a acelerar o plantio, para fazer com que a operação aconteça dentro de uma ótima janela. 

O estudo demonstrou que as fazendas brasileiras agora têm uma solução para plantar mais rápido, sem comprometer a produtividade da lavoura. Com estes resultados, o agricultor poderá aumentar a velocidade da máquina, mantendo a qualidade da sua produção, plantando dentro da janela ideal, o que aumenta a produtividade da lavoura e, consequentemente, a renda do agricultor. É importante salientar, que estes resultados foram obtidos em diferentes condições de solo e topografia, ou seja, tanto em terreno plano e solo mais leve, quanto em terreno ondulado e solo mais pesado, o sistema de plantio da plantadeira Momentum garantiu o mesmo nível de produtividade, nas velocidades avaliadas neste trabalho.

Os resultados são consequência de um conjunto tecnológico que compõe a máquina, e não se deve ao desempenho de um componente em específico. O sistema Smart Frame, exclusivo do equipamento, garante que as linhas de plantio estejam sempre na posição correta e em contato com o solo, fornecendo profundidade de plantio uniforme mesmo em terrenos ondulados, incluindo terraços.

As soluções Precision Planting vSet™ e vDrive™, embarcadas na plantadeira Momentum, garantem correto espaçamento entre as sementes no sulco de plantio e também a quantidade correta por hectare, interagindo em tempo real com o operador por meio de informações (taxa de sementes, singulação, falhas, duplas, etc) enviadas ao monitor 2020. Assim, a Momentum possui uma combinação única de tecnologias que alcança alta qualidade no plantio, aliada a grande agilidade na operação, de norte a sul, em diferentes terrenos e condições de plantio.

Considerando que diferentes velocidades de plantio proporcionam diferença na quantidade de área plantada por dia de trabalho e que a plantadeira Momentum demonstrou capacidade de plantar mais rápido mantendo a produtividade da soja, foram criados dois cenários de plantio, para uma fazenda de 2.500 hectares.

Fonte: Agrolink