+55 61 3547-1649


RECONHECIMENTO – Prêmio Inovação ABRASS coroa investimento em pesquisa e soluções

Vencedor é anunciado no ENSSOJA e recebe o prêmio de R$ 50 mil, incentivo à contribuição a toda a cadeia produtiva de soja no Brasil

14 de junho de 2022

O projeto Armazém Inteligente para Sementeira, liderado pelo analista de sistemas Ricardo Venceslau, é o vencedor do Prêmio Inovação ABRASS, concedido pela Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja. O escolhido foi anunciado no 2º Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja, o ENSSOJA, evento que acontece em Mogi das Cruzes (SP) e reúne pesquisadores, indústrias de sementes, empresas obtentoras de tecnologia e produtores rurais de diversos pontos do país.

Três projetos finalistas disputavam a premiação, de R$ 50 mil. Reconhecimento público e legado para todo o setor. O Prêmio Inovação da ABRASS foi criado em 2020, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos e pesquisas com inovações que auxiliam no aprimoramento da cadeia produtiva de sementes de soja.

Viabilidade, relevância frente às dificuldades enfrentadas na cadeia produtiva de sementes de soja no Brasil, uso de tecnologias e mais variadas formas de inovações e aprimoramento de diversas áreas do setor sementeiro são critérios adotados no edital do prêmio. Finalistas são escolhidos por uma banca julgadora formada por pesquisadores e profissionais de renome no setor.

Ricardo Venceslau, vencedor do 1º Prêmio Inovação ABRASS. Foto: Leonardo Scavone.

Confira os três finalistas e a classificação final do Prêmio Inovação ABRASS:

1º lugar – Armazém Inteligente para Sementeira; apontado por Ricardo Venceslau, analista de sistema, pós-graduado em telecomunicações e tecnologias para sistemas de informação.

2º lugar – Aumento na Produção Agrícola a partir do Tratamento de Sementes com Gás Carbônico; exposto por João Américo Macori Barboza, engenheiro agrônomo.

3º lugar – Detecção de Pragas Agrícolas por Sensores de Imagens em Dispositivos Fixos; apresentado por João Henrique Lopes, administrador/ analista em desenvolvimento de sistema.

Qualidade em debate – Os desafios da armazenagem, logística e dano por embebição (absorção de líquido pela semente de soja) também foram destaque durante a programação técnica do ENSSOJA. No fomento das exposições, pesquisadores do mercado privado, Embrapa e universidades federais, reunidos no ENSSOJA.

Fatima Zorato, uma das consultoras em qualidade de semente mais respeitadas do país, lembra que o processo de embebição e hidratação de tecidos da semente de soja é crucial para o processo de desenvolvimento pleno da semente e da futura planta da oleaginosa. “A qualidade de sementes é o cartão de visita da cultivar. As mudanças que surgiram nos padrões das cultivares nos últimos tempos é muito grande. Sabemos que a soja é uma das espécies mais responsivas às mudanças das condições ambientais”.

Pesquisadora Dra. Maria de Fátima Zorato, Enssoja 2022. Foto: Leonardo Scavone

Por Juliana Scardua

Íntegra Comunicação Estratégica/Assessoria de imprensa Abrass