VEJA ALGUMAS DICAS SOBRE TRATAMENTO DE SEMENTES INDUSTRIAL (TSI)

Para a multiplicadora de sementes de soja a busca por esse grau de excelência estabelece alguns fatores de sucesso na lavoura
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“O TSI foi criado para facilitar a vida do produtor e agregar vários benefícios técnicos ao tratamento”, assim destacou Verônica Bertagnolli, uma das multiplicadoras de sementes de soja – Sementes Butiá – associada ABRASS.

Alguns desses benefícios elencados pela produtora foram:

O Tempo – A entrega de sementes prontas para a semeadura é o que proporciona uma conveniência, um ganho de tempo melhor para o agricultor. Esta agilidade permite então encurtar a janela do plantio.

A qualidade – Esse item no TSI pode ser verificado através dos testes realizados que checam a fluidez, a plantabilidade, a cobertura, a uniformidade, tudo isso transforma o tratamento de sementes, tornando muito mais profissional e mais técnico.

Para Verônica a busca por esse grau de excelência estabelece alguns fatores de sucesso na lavoura:  

A capacitação operacional – Realizada com a equipe da empresa, buscando um tratamento de qualidade, investindo em máquinas e equipamentos de alta tecnologia, são elementos que garantem essa consistência de qualidade.

Baixo risco de contaminação – Ao utilizar uma semente pronta com TSI o contato das pessoas com produto químico é mínimo. Na própria indústria, no momento do beneficiamento, o ambiente é totalmente isolado. Isso proporciona uma maior segurança para os produtores e para quem faz o manuseio desse produto.

Utilização de sementes de alta qualidade – As condições do ambiente como temperatura, umidade, ação de fungos e insetos presentes no solo podem prejudicar essa qualidade fisiológica das sementes e o estabelecimento das plantas no campo, com isso a questão da plantabilidade precisa ser bem feita.

A qualidade fisiológica – É o que pode afetar o bom potencial produtivo da lavoura. Por isso, o ataque inicial de pragas e micro-organismos combatidos com o uso de inseticidas e fungicidas, aplicados nas sementes, garantem a plantação dessas plantas.

“Neste momento o TSI proporciona a dosagem e a distribuição correta desses produtos, tem uma assertividade muito maior do que se for feito pelo agricultor On Farm”, afirmou a produtora.

Máquinas de alta tecnologia – São utilizadas neste tipo de tratamento, equipamentos aferidos, de forma mais suave, evitando os danos mecânicos e alterações da caraterística original da semente.

“A precisão na colocação da dose correta é importante, a eficiência biológica, a seletividade e a economia são benefícios do Tratamento de Sementes Industrial. É exatamente isso o que o produtor precisa” finaliza Verônica.

Fonte: ABRASS – Por: Nátalie Luna