+55 61 3547-1649


Tratamento Industrial De Sementes (TSI) – Syngenta

SAIBA MAIS SOBRE SEEDCARE Seedcare: tudo sobre sementes tratadas Entre as inovações que proporcionam um novo patamar de produtividade para o agronegócio, o tratamento de sementes (Seedcare) é uma estratégia crucial. O agricultor que busca a máxima produtividade tem como opção o uso de sementes tratadas, grandes aliadas contra pragas, doenças e nematóides, logo na largada. […]Leia mais

14 de outubro de 2020

SAIBA MAIS SOBRE SEEDCARE

Seedcare: tudo sobre sementes tratadas

Entre as inovações que proporcionam um novo patamar de produtividade para o agronegócio, o tratamento de sementes (Seedcare) é uma estratégia crucial. O agricultor que busca a máxima produtividade tem como opção o uso de sementes tratadas, grandes aliadas contra pragas, doenças e nematóides, logo na largada.

O que são sementes tratadas

Sementes tratadas são aquelas nas quais foram aplicados defensivos agrícolas com o objetivo de suprimir, controlar ou afastar fungos, insetos ou outras pragas que possam atacar as lavouras nos seus estádios iniciais. Ao serem tratadas, essas sementes têm o seu potencial produtivo mais protegido, promovendo o controle de contra pragas, doenças e nematóides iniciais na plantação.

Existem dois modos de tratar sementes, o tratamento industrial (TSI) e o on farm, realizado na própria fazenda. Apesar do baixo custo, a operação on farm pode oferecer riscos ao aplicador, ao meio ambiente e à cultura. A sub ou superdosagem compromete o controle dos alvos e o desenvolvimento das plantas, podendo aumentar a resistência das pragas aos ativos utilizados. Além disso, para realizar o tratamento na fazenda, é preciso ter os equipamentos adequados, seguir as normas de segurança e fazer um constante acompanhamento da dose que está sendo aplicada.

Tratamento de Sementes Industrial (TSI) é um processo que consiste em aplicações desses defensivos de forma automatizada por meio de equipamentos de alta tecnologia. Representa uma verdadeira revolução no manejo da lavoura, trazendo ainda mais qualidade, segurança e conveniência para esse processo.

Na maior parte dos casos, o tratamento de sementes é feito com a associação de fungicida, inseticida e nematicida, mas há também outros produtos que podem ser utilizados, como:
• Agentes de proteção a herbicidas;
• Corantes;
• Inoculantes;
• Micronutrientes;
• Reguladores de crescimento;
• Revestimentos de sementes.

A importância do tratamento de sementes

Cada vez mais utilizado pelos agricultores do mundo inteiro, o tratamento de sementes é uma prática que tem gerado ótimos resultados. Essa tecnologia pode impedir a disseminação de fungos causadores de doenças para novas áreas de cultivo e colaborar para o desenvolvimento de plantas vigorosas e sadias.

A maioria das doenças que ocorrem na cultura da soja, por exemplo, são causadas por patógenos transmitidos pelas sementes. O tratamento de sementes protege a semente desde o contato inicial com o solo até o começo do crescimento das plantas. Assim, sementes que poderiam ser ameaçadas por pragas ou até interferências climáticas, conseguem crescer mais fortes, uniformes e melhor enraizadas.

Tratamento de sementes: principais vantagens

Utilizar sementes tratadas é uma das formas mais eficientes para o controle de pragas e doenças durante as fases iniciais de desenvolvimento das culturas. Um de seus principais benefícios é a manutenção do estande e uniformidade de plantas, que contribuem para o aumento da produtividade da lavoura.

Mas os benefícios do tratamento de sementes atingem a produção como um todo, do plantio à colheita. Com um baixo custo de investimento, o SeedCare:
• Influencia positivamente na fisiologia da planta, gerando um melhor enraizamento e maior resistência às pragas;
• Mantém a qualidade das sementes com relação ao vigor e germinação;
• Minimiza os impactos ambientais, devido à menor quantidade de ingrediente ativo por área quando comparado às aplicações foliares de produtos;
• Possibilita maior precisão no volume de defensivo utilizado para o tratamento das sementes;
• Proporciona o estabelecimento do número adequado de plantas para determinada área;
• Oferece mais praticidade e segurança pois reduz os riscos de intoxicação dos operadores por conta da menor exposição aos produtos.

Além de todos esses benefícios, o processo possui um ótimo custo-benefício.

Tratamento de sementes Syngenta: aliado do agricultor

A Syngenta desenvolveu um portfólio completo com produtos para tratamento de sementes que promovem o controle de um amplo espectro de pragas e doenças em várias culturas. Abaixo, você conhece um pouco mais sobre alguns deles:
• Avicta Completo
É o único Tratamento de Sementes Industrial para a cultura de soja que oferece tripla proteção para o manejo de pragas, doenças e nematoides. Composto pelos produtos Avicta 500 FS, Cruiser 350 FS e Maxim Advanced, protege os cultivos desde o plantio.
• Cruiser Opti Arroz
Atua como um inseticida sistêmico e de contato na cultura de arroz, controlando as principais pragas para garantir a manutenção de estande e proporcionar o aumento da produtividade da lavoura.
• ● Cruiser Opti Trigo
É um inseticida sistêmico e seletivo ao trigo, que combate as pragas iniciais, como pulgão e percevejo, no tratamento de sementes com aumento da produtividade e vigor para a cultura.
• Cruiser Advanced Feijão
Atua como fungicida e inseticida para a cultura do feijão, combatendo pragas, como a vaquinha-verde-amarela (Diabrotica speciosa) e a mosca-branca (Bemisia tabaci raça B), e doenças, como a antracnose (Colletotrichum lindemuthianum). Combina quatro princípios ativos que proporcionam um vigor superior para as plantas e a conveniência de ser uma mistura pronta.
• Fortenza
Oferece controle superior de lagartas e outras pragas iniciais por mais tempo e em qualquer situação. Com Fortenza, o seu estande fica firme e forte desde o início, protegido contra a helicoverpa (Helicoverpa armigera), Lagarta-elasmos (Elasmopalpus lignosellus), Spodoptera cortadeira, Vaquinha verde e amarela (Diabrotica speciosa) entre outras pragas que atacam a soja.
• Fortenza Duo
É o mais poderoso Tratamento de Sementes Inseticida do mercado, com foco na cultura de soja e na de milho. Composto por Fortenza, Cruiser e Maxim Advanced, a solução oferece controle superior e amplo espectro de pragas acima e abaixo do solo. A combinação de seus dois ingredientes ativos, Ciantraniliprole e Tiametoxam, é eficaz no controle de corós, lagartas, percevejos e outros insetos que atacam a fase inicial da cultura, também proporcionando um efeito residual prolongado. Além disso, os fungicidas: Fludioxonil, Mefenoxan e Tiabendazol proporcionam um completo controle de fungos de solo e sementes.

Além dos produtos, a Syngenta conta com o Seedcare Institute, seu centro de desenvolvimento de tecnologias para a proteção de sementes, que fica localizado em Holambra, no interior de São Paulo. O Instituto conta com uma equipe de profissionais altamente especializados e equipamentos qualificados para atender às necessidades do campo.

A Syngenta possui um amplo portfólio de produtos que envolve inseticidas, fungicidas, herbicidas e tratamento de sementes de alta qualidade para todos os estádios das mais variadas culturas.

Fonte: Portal Syngenta