+55 61 3547-1649


4 pontos que você precisa observar ao planejar o TS on-farm ou TSI para 2021

Durante este ano, os produtores vem encontrando diversos desafios como a falta de chuvas que atrasou a semeadura de soja no país e ameaça plantios já instalados. Em 2021, outros obstáculos certamente surgirão, por isso, é recomendável que tratadores de sementes, independente do formato tecnológico da atividade, se on-farm, semi-industrial ou TSI (Tratamento de Sementes […]Leia mais

7 de dezembro de 2020

Durante este ano, os produtores vem encontrando diversos desafios como a falta de chuvas que atrasou a semeadura de soja no país e ameaça plantios já instalados. Em 2021, outros obstáculos certamente surgirão, por isso, é recomendável que tratadores de sementes, independente do formato tecnológico da atividade, se on-farm, semi-industrial ou TSI (Tratamento de Sementes Industrial), que se planejem e executem algumas estratégias no Tratamento de Sementes (TS). De acordo com Emanuel Soto, coordenador de pesquisa da Laborsan Agro, essa é uma forma de evitar atrasos e garantir maior aproveitamento nos períodos de semeadura.

Confira 04 pontos a serem considerados no planejamento de TS em 2021:

  • Critérios mais rigorosos: O coordenador de pesquisa da Laborsan Agro afirma que, comparados aos de 2020, os critérios para determinar as melhores práticas de TS em 2021 deverão ser mais rigorosos. “A pressão por produtividade e o aumento dos custos exigirão, cada vez mais, por utilização ainda mais racional e assertiva de insumos”, pontua.

A escolha das soluções a serem utilizadas no tratamento está relacionada a uma boa recomendação agronômica realizada por profissionais conhecedores da real necessidade da região e da qualidade das sementes utilizadas, posicionando desta forma produtos mais eficientes possíveis e recomendados a cultura, frente aos desafios relacionados a patógenos, pragas, nutricional, fisiológico etc. Tais soluções começam com defensivos e se estendem a produtos conhecidos como enraizadores, micronutrientes, inoculantes e otimizadores de TS (polímeros e pós secantes) que poderão ser utilizados no TS.

  • Etapas Específicas: Para que haja melhor aproveitamento dos cultivos, é necessário que o tratamento de sementes seja bem planejado.

Após trabalhos de assistência técnica e de pesquisa, parte-se para a compra de sementes  (para os produtores que realizarão a prática do TS em suas propriedades) e de produtos para serem utilizados no TS com antecedência, evitando assim transtornos com atrasos. Se o tratamento for realizado em estruturas dos produtores de sementes (formato TSI), essa compra deve ser ainda mais antecipada, garantindo assim a entrega das sementes tratadas com a calda de tratamento melhor indicada e com a máxima qualidade, previamente à época de semeadura de determinada região.

Práticas como revisão de equipamentos de TS (on-farm ou TSI), benfeitorias em estrutura, bem como busca por mão de obra especializada, devem ser realizadas antes da época de início da atividade.  

  • Praticidade: O coordenador de pesquisa da Laborsan Agro acredita que, em 2021, a praticidade deve ser reforçada no tratamento de sementes. “Aposto em uma busca maior por TSI em soja”, diz. Segundo Emanuel Soto, para que se faça mais uso do formato “Abra – e – Plante” será necessário aumentar o uso de inoculantes e demais produtos biológicos no TSI. “Além, é claro, de uma semente de melhor plantabilidade vinda já do TSI, que utilize, por exemplo, nossos produtos Labsec Superfluid Graff” ( pó secante para melhor plantabilidade, componente da tecnologia Film-Coating LABORSAN AGRO).
  • Tecnologia: Na opinião de Emanuel Soto, o Tratamento de Sementes será intensificado em 2021 pelo uso da tecnologia. “A intensificação virá pela busca por novas soluções, por sementes tratadas vindas de TSI, por novos equipamentos e produtos mais eficientes”, explica.

Segundo o coordenador de pesquisa, hoje praticamente 100% das sementes de soja recebem tratamento de semente. Portanto, essa é uma tendência que deve ser mantida no próximo ano, com o uso cada vez maior e diversos da tecnologia nos cultivos.

Fonte: Ass.de imprensa Laborsan Agro/ O presente Rural