+55 61 3547-1649


CB SEMENTES – Ensino e pesquisa merecem mais atenção no Brasil

Os multiplicadores de sementes de soja marcaram presença nos debates sobre pesquisa, tecnologia e legislação

15 de setembro de 2022

Ao longo da programação do XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CB Sementes) a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) atuou nas principais discussões do setor. A palestra – Ensino e pesquisa em ciência e tecnologia de sementes no Brasil, apresentada por Edila Villela Von Pinho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), marcou debate na terça-feira (13).

Não é fácil uma resposta e é quase um dilema avaliar qual o cenário do ensino e da pesquisa em ciência no Brasil.  A professora da Universidade Federal de Lavras, a doutora Édila Villela Von Pinho, é taxativa: “O cenário merece cuidado. É o momento de um olhar atento. É preciso seriedade e compromisso com a formação do estudante, desde a graduação, passando pelo mestrado e doutorado”.

O painel foi moderado pela doutora  Denise Cunha Fernandes Santos Dias, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Entre os debatedores estiveram Gladir Tomazelli, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) e os doutores Silmar Peske, diretor da Seednews, e Geraldo Berger, da Bayer. 

Na oportunidade, o presidente da ABRASS afirmou que a semente se transformou no principal ativo do agricultor. Por isso, a busca por informação e aprendizado são ferramentas essências para a evolução do setor.

”Com o alto valor agregado na semente, essa área emprega muito conhecimento. Portanto é crucial que hajam maiores investimentos no país em educação e pesquisa na área de tecnologia de sementes”, destacou Tomazelli.

Foto divulgação ABRASS – CB Sementes

O número de estudantes brasileiros orientados por doutores é pequeno, já que a proporção desses titulados é algo em torno de 10 por 100 mil habitantes. É um resultado tímido comparado a países, como a Suíça, que lidera o ranking com cerca de 50 a 60 doutores por 100 mil habitantes.

“É comprovado que investir em ciência e ensino de qualidade é o caminho para o desenvolvimento de qualquer país. Os dados estão aí. Em trabalhos recentes, há uma correlação altamente positiva e direta entre o desenvolvimento dos países e o investimento em ensino e pesquisa de qualidade”, ressaltou a Édila.

A doutora destacou ainda que é preciso fazer uma gestão de estado do ensino e da pesquisa. Acrescentou que, enquanto estivermos pensando, em todos os níveis, gestões que não são de governo, teremos sempre gargalos.

A palestrante  apontou também muitos desafios que precisam ser superados para aproximar a academia do mercado.“O que tem acontecido, e é uma preocupação de quem está à frente dos programas de pós-graduação,  é aproximar a academia cada vez mais do setor produtivo. Quando a gente fala aproximar mais do setor produtivo é desenvolver e transferir tecnologias para atender a demanda da sociedade. Qualquer resultado nosso tem que focar na qualidade de vida de uma população.”

Legislação de Sementes

Na quarta-feira (14.09) a ABRASS marcou presença no painel ”Atualizações sobre a legislação de sementes “, a Dra. Virginia Carpi, coordenadora-geral de sementes e mudas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apresentou um resumo das principais mudanças que deverão ocorrer. As normativas provavelmente serão publicadas até Novembro de 2022.

Foto arquivo ABRASS – CB Sementes

Fonte: assessoria de comunicação e marketing da ABRASS, com informações do CB Sementes.