Compromisso com a qualidade, inovação e representatividade.
Com esse tripé, a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) encerra o biênio 2023-2024 com um balanço positivo sobre suas ações e novos planos para 2025.
A entidade consolidou sua relevância ao representar mais de 50% do mercado de sementes de soja no Brasil.
Do fortalecimento do quadro associativo ao avanço regulatório, a ABRASS comemorou o aumento no número de associados e destacou a aprovação de normativas essenciais, como a dedutibilidade de royalties e a regulamentação da Lei do Autocontrole. “Foram duas conquistas importantes e um incentivo à inovação e à competitividade do setor”, destacou Osli Barreto, diretor executivo da ABRASS.
Eventos e Capacitação
A ABRASS consolidou o Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja (ENSSOJA 2024) como um dos principais encontros do setor. Na edição de 2024, reuniu 350 participantes, 21 painelistas e 14 expositores, tornando-o um hub que conectou lideranças, empresas, produtores rurais e multiplicadores de sementes.
Outro projeto que mereceu destaque foi a Academia ABRASS, que retomou suas atividades presenciais nesse ano e concentrou as discussões dos dois workshops em torno do tema Pessoas, por entender que indivíduos eficazes, constroem equipes e negócios igualmente eficazes.
Reforçando o pilar de treinamentos da Associação também promoveu o curso de crédito com o especialista Carlos Ortiz, que compartilhou ferramentas e conhecimentos práticos e aplicáveis a fim de melhorar políticas, procedimentos, análises de crédito e outras estratégias eficazes para o setor.
Parcerias Estratégicas e Comunicação
A ABRASS fortaleceu sua representatividade ao estreitar laços e estabelecer pautas convergentes com as entidades como Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), CropLife Brasil (CLB), Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Instituto Pensar Agro (IPA) e Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de colaborar ativamente com o Ministério da Agricultura. Para o presidente da Associação, "A ABRASS é parceira de todos que valorizam o setor de sementes, essencial para a evolução e a sustentabilidade da agricultura brasileira".
Na área de comunicação, realizou o projeto “O Brasil da Semente de Soja” que valorizou as práticas de produção de sementes certificadas, lançou um novo site e aumentou a frequência de suas publicações.
Protocolo de Sementes e Excelência Operacional
O Protocolo de Sementes ABRASS, que envolveu a realização de workshops e grupos de trabalhos, foi um dos principais projetos de 2024. Foi uma construção coletiva, com a participação de mais de 100 representantes das empresas associadas, destacando nosso compromisso com a modernização dos processos produtivos e com a qualidade das sementes a fim de fortalecer a competitividade e valorizar o trabalho dos nossos associados, conforme reforça Tomazelli, "Estamos comprometidos em garantir padrões de excelência para nossas sementes, modernizar os processos de produção e, principalmente, destacar o trabalho dos associados da ABRASS".
Perspectivas para 2025
Em novembro foram realizadas as Eleições para o Biênio 2025/2026 e a nova diretoria já mira o futuro, com foco na continuidade do acompanhamento da regulamentação do autocontrole, no fortalecimento dos projetos da entidade como a Academia ABRASS, o Protocolo de Sementes e na realização de novos eventos, como o Workshop ABRASS e em outras que promovam inovação, sustentabilidade e integração entre produtores, governo e sociedade.
Diretoria Biênio 2025/2026
Presidente – André Schwening
Vice-presidente – Jorge Soares da Silva
Diretor Financeiro – Cristiane Morinaga
Diretor Administrativo – Manoela Bertagnolli
Diretor de Comunicação e Marketing – Luís Salomão
Diretor de Projetos e Comissões – Felipe Kudiess
Diretor de Soluções e Benefícios Associativos – João Paulo Vanin
Diretor de Integração Regional – Celito Missio
Conselho Fiscal Titular – Guilherme Piva
Conselho Fiscal Titular – Ricardo de Paula Machado Cunha
Conselho Fiscal Titular – Grégory Sanders
Conselho Fiscal Suplente – Alfredo de Oliveira Cunha
Conselho Fiscal Suplente – Rodrigo Felgar Aprá
Conselho Fiscal Suplente – Gean Cesar Paulino Verginio