(Brasília-DF) Com foco no aprimoramento da gestão e da rentabilidade na comercialização de sementes de soja, a ABRASS promoveu um treinamento financeiro voltado aos seus associados, nesta terça-feira (10.02), com participação estendida também às equipes das empresas associadas. A capacitação foi ministrada por Carlos Ortiz, especialista em gestão financeira e precificação no agronegócio.
A apresentação de Ortiz abordou os vetores de custos e a formação de margem na venda de sementes, trazendo uma visão prática sobre precificação e sustentabilidade econômica do negócio. Entre os conteúdos apresentados, destacou-se o uso de um aplicativo que permite o cálculo do preço de equilíbrio, ferramenta que poderá auxiliar na definição de preços a partir dos custos e da margem desejada.
De acordo com o especialista, compreender os custos é fundamental para decisões mais planejadas. “A precificação precisa partir de dados reais. Quando o produtor e a empresa conhecem seus vetores de custos, conseguem definir preços mais seguros, alinhados à margem necessária para a sustentabilidade do negócio. Criei essa calculadora para os multiplicadores de sementes de soja, a fim de proporcionar uma ferramenta dinâmica e constantemente ajustada conforme os desafios, nesse sentido, identifiquei cerca de 30 variáveis afetando diretamente o preço de custo da semente. Por isso, é importante que o dono, o gestor e os vendedores a tenham sempre em mãos e atualizem seus processos diante dos cenários”, destacou.
Diante da oportunidade, a programação também promoveu a discussão de estratégias de precificação conforme margem alvo, considerando diferentes realidades regionais, operacionais e de estruturas de custos das empresas do setor.
Para o presidente da ABRASS, André Schwening, a iniciativa reforça o papel da entidade na atualização dos associados com base nos cenários de mercado. “Haja visto todo o contexto que nos envolve, de excesso de oferta, concentração, custo de royalties, entre outros, nosso objetivo é apoiar as empresas na profissionalização da gestão e nas tomadas de decisões mais assertivas. Temos percebido que a precificação é um grande gap que causa reflexos nos nossos negócios, especialmente em um ano de custos elevados e de mercado cada vez mais competitivo”, afirmou.
A ação integra o conjunto de iniciativas da ABRASS voltadas ao fortalecimento técnico, gerencial e econômico do setor de sementes de soja no Brasil.



