Nos dias 28 e 29 de outubro, os associados da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) estiveram reunidos, em Brasília (DF), com os especialistas internacionais Jim Eckles – consultor de estratégia e M&A no setor de sementes, Virgil Sparkes – pesquisador em sementes e proteção de cultivos, Craig Williams – atual deputado estadual de Iowa (EUA) e décadas de consultoria agrícola, Scott Hart – especialista na indústria de sementes em Iowa (EUA), que intermediados pelo Senior Carlos Ortiz, trataram sobre o relevante tema - Gestão Estratégica de Marketing e Posicionamento no Setor de Sementes de Soja.
O encontro teve como objetivo elevar a competitividade dos multiplicadores de sementes de soja por meio de práticas modernas de marketing e gestão. Com formato prático, as principais pautas apresentadas foram quanto as forças competitivas, posicionamento sustentável com distribuidores, uso de múltiplas marcas, criação de demanda e relacionamento com o produtor, alianças estratégicas e construção de portfólios competitivos e seleção de variedades multiplicadas.

Os consultores, atuantes no agronegócio dos Estados Unidos, trouxeram experiências e cases globais aplicáveis ao contexto brasileiro. Nesse cenário a máxima - “People buy from people they trust – As pessoas compram de pessoas em quem confiam” - sintetizou o espírito do conteúdo, ressaltando a centralidade da confiança nas relações comerciais do setor.

O momento consolidou-se como espaço de troca de conhecimento e construção colaborativa de estratégias para o fortalecimento do mercado de sementes de soja no Brasil.




