+55 61 3547-1649


A mudança de mindset pode semear novos resultados e melhorias de competências nas empresas sementeiras

A Academia ABRASS apresentou aos multiplicadores de sementes de soja novos insight para performance e alcance profissional

17 de julho de 2023

Em uma tradução literal mindset é definido como mentalidade, refinando essa tradução e observando casos específicos para o setor de produção de sementes de soja o consultor sênior da MPrado consultoria, Gustavo Cobra, trouxe durante a unidade temática de humanas, da Academia ABRASS, as principais mudanças que os profissionais podem aplicar em suas atribuições na busca de metas e sucesso nas empresas.

“Novos problemas exigem novas estratégias!”, observou o consultor ao questionar os produtores e técnicos sobre as adversidades enfrentadas no dia a dia no campo, nos escritórios e na vida pessoal de cada um. Gustavo mostrou estudo, desenvolvido pelo pesquisador Paul Stoltz, que identifica o quociente de adversidade para medir a resiliência de uma pessoa e assim ajudar os líderes e equipes nos momentos de uma crise ou decisão.

Neste cenário, segundo Stoltz, 10% da população são desistentes, aqueles que teriam dificuldades em superar os desafios, 80% são os campistas, considerados acomodados na zona de conforto e 10% são alpinistas, indivíduos que buscam novos desafios constantemente, traçam novas regras, não se conformam com a mediocridade e se atualizam constantemente. Desta forma, a pesquisa demonstra que a resiliência se transforma em oportunidade de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento.

Foto arquivo ACADEMIA ABRASS – HUMANAS

Trazendo a expertise para a realidade dos sementeiros, Gustavo apresentou as principais habilidades e o poder dos modelos mentais. “Os modelos mentais que nos trouxeram até aqui, podem não ser os que vão nos levar adiante!”, para essa máxima o especialista finalizou direcionando que para obter novos resultados é preciso deixar de lado as velhas estratégias – mindset fixo – e criar novos hábitos dentro das empresas – como o mindset de crescimento:

·         Crer no desenvolvimento da inteligência e habilidades;

·         Buscar aprendizado para superar limitações;

·         Abraçar desafios e encarar falhas como aprendizado;

·         Ver o esforço como caminho da excelência;

·         Enfrentar os problemas com entusiasmo.

ACADEMIA ABRASS 2023

O programa de capacitação online oferecido aos associados e equipes técnicas da Associação Brasileira de Sementes de Soja (ABRASS), começou em abril e será finalizado em outubro deste ano. Os participantes que alcançarem 80% de participação serão contemplados com o Certificado Academia ABRASS.  

A programação está dividida em 4 áreas temáticas: humanas, gestão, comercial e finanças. Workshops serão oferecidos ao final do curso para uma maior interação e insight sobre as temáticas. Acompanhe o cronograma:

Humanas

10 de agosto – “Workshop de humanas” – Marcelo Masini.

Gestão

03 de Agosto – Unidade Temática 5 – “Gestão de Projetos” – Francisco Damasceno.

14 de Setembro – Unidade Temática 6 – “Gestão de Qualidade” – Maurício Miranda.

28 de Setembro – Unidade Temática 7 – “Inovação para Gestão de Resultados” – Sérgio Schwetter.

05 de Outubro – Workshop de Gestão – Sérgio Schwetter.

Comercial

27 de Julho – Unidade Temática 4 – “Inteligência de Mercado 2” – Frederico Melazo.

24 de Agosto – Unidade Temática 5 – “Estratégia de Compra de matérias-primas e suprimentos” – Marcelo Marra.

21 de Setembro – Workshop Comercial – Marcelo Marra.

Finanças

20 de julho – Unidade Temática 4 – “Gestão da Alavancagem e Fontes de Financiamento” – Júlio Morsoletto.

17 de Agosto – Workshop de Finanças – Júlio Morsoletto.

Por: Nátalie Luna

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing ABRASS