+55 61 3547-1649


Academia ABRASS: Associados participam do primeiro módulo do programa de formação de jovens lideranças

Na teoria e na prática, os professores proporcionaram aos alunos uma imersão nos problemas e desafios do papel de um líder na empresa, no agronegócio e na própria vida

14 de março de 2020

Os associados da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja – ABRASS – estiveram em Brasília e participaram, nesta sexta-feira (13.03) e sábado (14.03), da Academia ABRASS – um programa de formação de jovens lideranças do setor de produção de sementes de soja do Brasil.

A academia teve o apoio da Bayer e foi modela pela TCA Internacional com curadoria do Dr. José Luiz Tejon, palestrante internacional, professor e escritor, considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão estratégica de vendas e marketing, liderança e superação humana.

Os professores, Dr. José Luiz Tejon e Victor Falasca Megido, conduziram as atividades desse primeiro encontro. O Módulo 1 – Significado e missão de liderança + workshop: Design leadership – proporcionou aos alunos um momento de aprendizado e imersão nos problemas e desafios do papel de um líder na empresa, no agronegócio e na própria vida.

Na oportunidade o Dr. José Luiz Tejon afirmou que uma boa liderança compete o aperfeiçoamento das estruturas imperfeitas, começando pelo próprio indivíduo. Ele explicou que esta percepção aplicada no agronegócio o torna muito mais que um negócio, mas uma consciência de saúde.

“Com o corona vírus em destaque, a má qualidade da alimentação, como um grande componente que se reflete nos problemas de saúde nos humanos, ficará em evidência. E nós vamos assistir uma grande obsessão com relação a qualidade, a sustentabilidade, a sanidade de alimentos. Isso vai envolver uma preocupação da sociedade como um todo, não só do que se encontra na venda dos supermercados, mas também com relação a origem, rastreabilidade, monitoramento”, abordou o doutor.

Com isso Tejon apontou aos alunos que a semente é a mãe do agronegócio e os líderes do setor precisaram ter um olhar de detalhes neste novo momento mundial. Afirmou que a tecnologia digital será um grande suporte, pois através dela verão e serão alertados sob aspectos e detalhes que normalmente não enxergariam.

“O melhor do mundo digital está a serviço de um mundo cada vez mais analógico. Vamos ter que fazer um grande desenvolvimento humano, no sentido de educação, sensibilidade, intuição e humildade para aprender a cada instante. E ai não será mais tocar apenas sua empresa de sementes, é o relacionamento com a ciência, com a tecnologia, com os clientes, com o consumidor final que irá querer saber qual é a semente que originou o seu alimento”, alertou o professor.

Para colocar em prática os conhecimentos compartilhados, o professor Victor Megido, realizou o momento – Design Thinking – atividades em grupos que proporcionam a construção colaborativa de um moderno líder. A intenção é quebrar paradigmas e aplicar novas posturas na vida profissional e pessoal dos alunos.

“Revelamos o invisível, ou seja, os preconceitos, as percepções e crenças. Tudo que eles acham que sabem é quebrado quando se coloca frente a frente com outras opiniões. O ato de escutar é ativado e acaba-se deixando transformar pelo processo. Tenho certeza que sairão daqui com novas visões e pensamentos sobre assuntos que, até então, tinham uma convicção e agora podem aprimorar”, concluiu Victor.

A jovem estudante agrônoma, Mayanna Adms, se prepara para assumir a responsabilidade de ser a nova líder da empresa de seus familiares, a Sementes Ipiranga. Ela já atua no setor de marketing da sementeira e viu o curso como uma ferramenta para aprimorar suas competências.

“Observei nas aulas que para você ser uma liderança no agronegócio não é preciso mais pegar na enxada, mas é preciso saber como se faz todo o processo e principalmente em como tratar as pessoas. Este é o grande desafio, motivar as pessoas que ali trabalham para alcançarmos as metas. Um líder não alcança sucesso sozinho”, refletiu Mayanna.

Para Lécio Monteiro, executivo do Fundo Mato-Grossense de Apoio a Cultura da Semente – FASE/MT e representante da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso – Aprosmat. A academia ofereceu informações necessárias para uma nova postura em liderar para o setor de sementes de soja.

“Passamos por essas dinâmicas com várias informações pertinentes ao nosso dia a dia que vieram para somar, transformar nossas habilidades e atribuições. Valeu a pena! Convido os colegas a participarem dos próximos módulos”, reforçou o aluno.

No encerramento do curso a associação e os alunos receberam a presença de João Henrique Hummel, diretor da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA. Finalizou tratando sobre o trabalho da Frente Parlamentar, que serviu aos alunos como exemplo de lideranças políticas do agro. 

“O nosso trabalho é fazer o debate, tirar a todos da zona de conforto. A sociedade é nossa parceira para solucionar nossos problemas. Se queremos diminuir burocracia, melhorar a infraestrutura, não vamos fazer isso sozinhos! Faremos em um processo democrático, com debates, sabendo que somos apenas parte do processo”, contou o diretor.

Academia ABRASS

O programa de ensino foi dividido em 6 módulos, com professores especialistas e datas programadas. Segue programação das próximas aulas:

24 e 25 DE ABRIL

Módulo 2: Cenário Sócio-Político e Econômico – Planejamento Estratégico no Agribusiness – Visão de Políticas Agrícolas.

19 a 20 DE JUNHO

Módulo 3: Visão de Futuro do Agribusiness a Agrocidadania + Sucessão e Governança.

21 a 22 DE AGOSTO

Módulo 4: Planejamento de Marketing e Vendas em Agribusiness Ênfase em Sementes + A Inovação e a Disruptura da Genética – A nova semente.  

16 A 17 DE OUTUBRO

Módulo 5: Desenvolvimento Humano – A Pedagogia da Superação em Todos os Sentidos.

11 e 12 DE DEZEMBRO

Módulo 6: O Líder Agora na Prática o Design Thinking – Fechamento do Ano.

Por: Nátalie Luna/Assessoria

Fonte: ABRASS