+55 61 3547-1649


ACADEMIA ABRASS inicia programação compartilhando conhecimento sobre o presente e futuro da biotecnologia no mercado de sementes de soja

Multiplicadores e suas equipes técnicas participaram da abertura oficial do programa de capacitação da associação

6 de abril de 2023

As tecnologias impactam e sempre impactarão no modelo de negócio para a cadeia da soja, o princípio dessa evolução está na semente. Para abordar esse preceito e oficializar o início da 4º Edição da Academia ABRASS, com o apoio da Bayer e da curadoria da MPrado Consultoria Empresarial, o diretor de negócio e marketing da soja da Bayer – Rafael Vicentini, apresentou o tema “Estratégia de Soja – O Presente e o Futuro da Cultura.”

Foto arquivo – Academia ABRASS

O programa de capacitação online é exclusivo para associados e suas equipes técnicas, uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), que tem como intuito preparar gestores, diretores e técnicos para avançarem nas estratégias que aprimorem suas atuações, utilizando de ferramentas atuais para o desenvolvimento sustentável de seus negócios.

“Precisamos trabalhar o nome da semente. O grande responsável por estarmos todos aqui hoje é a semente de soja, a cultura mais importante do país, a que possui maiores investimentos. Com alto peso na balança comercial do Brasil para produção do insumo é necessário que as empresas se desenvolvam na gestão, no financeiro, na técnica, na produção e na comercialização. Afinal, o agricultor paga caro para ter uma semente com biotecnologia e com alto potencial de produção. Por isso, temos que entregar para ele uma semente de alta qualidade. Logo, é esse o forte requisito que faz a diferença entre todos os elos e em todas as áreas para a empresa”, iniciou o presidente da ABRASS, Gladir Tomazelli.

Em quatro anos de parceria a Bayer vem promovendo a inovação, a pesquisa e o avanço da biotecnologia como pontos importantes para contribuir na capacitação do setor. Desta forma, a temática escolhida para a abertura apontou três tópicos fundamentais para compreender esse mercado: o cenário atual, a complexidade do médio prazo e o que nos aguarda no futuro.

“Vemos um progresso muito alto ao longo das últimas safras, a partir da safra 17/18 fica nítido um crescimento da adoção do agricultor por biotecnologia. Isso nos traz obviamente alguns desafios, como a manutenção desta tecnologia. Conseguimos observar de fato que uma área cultivada hoje de 86% gera um turnover de mercado de 90%; ou seja, quanto mais biotecnologia empregada no negócio da semente de soja temos um volume maior de mercado e isso é importante. Nós como indústria precisamos trazer um melhor serviço, como prestar conta do quanto é esse investimento. Quanto mais biotecnológico for o mercado melhor para todos os elos da cadeia do negócio de soja”, concluiu o diretor Rafael Vicentini.

Foto arquivo – Academia ABRASS

O conteúdo especializado, marca atuante neste projeto, continuará presente nas próximas unidades temáticas da Academia, sob a responsabilidade da MPrado que elaborou para 2023 uma grade de assuntos ligados às expectativas e à expertise com relação ao setor.

“Contamos muito com o entusiasmo de cada participante, pois selecionamos a dedo profissionais altamente qualificados e desejamos que vocês retirem de cada consultor o máximo de conhecimento. A ABRASS entendendo a relevância da educação fez essa parceria com a Bayer e com a MPrado. Por isso, desejamos que vocês confiem nessa causa. Temos a convicção de que teremos um ano de muito trabalho, com geração de informação para que vocês possam continuar este brilhante caminho de evolução dos seus negócios, cada vez mais dinâmicos e cada vez mais rentáveis”, encerrou Marcelo Prado, fundador e presidente da MPrado.

Saiba mais – ACADEMIA ABRASS 2023

O programa de capacitação será realizado com encontros online, de abril a outubro deste ano. Dividido em 4 áreas temáticas: comercial, humanas, finanças e gestão, todo conteúdo apresentado será gravado e disponibilizado no Caderno Virtual – plataforma oferecida pela MPrado, para consulta dos alunos. Workshops serão oferecidos ao final do curso para uma maior interação e insight sobre as temáticas, todos os multiplicadores associados e suas equipes técnicas que alcançarem 80% de participação, no ano, serão contemplados com o Certificado Academia ABRASS.  

Por: Nátalie Luna

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing ABRASS