A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) iniciou a Academia ABRASS, um programa de capacitação exclusivo para gerentes, diretores e profissionais de suas empresas associadas. O 1º módulo, focado em Gestão Comercial & Análise Financeira, foi realizado nos dias 02 e 03 de julho, na renomada Harven Agribusiness School, em Ribeirão Preto, São Paulo.

O projeto está em sua 6º edição e a parceria com a Harven teve como objetivo trazer uma experiência diferenciada para aprimorar as habilidades de liderança e gestão em um cenário de constantes transformações no agronegócio. Foram dois dias de imersão intensa, com conteúdo estratégico e aplicado.

“Este ano buscamos proporcionar aos participantes uma vivência única com a Harven. Com conteúdos especializados, que certamente trarão um impacto significativo para o desenvolvimento dos associados ABRASS e, consequentemente, para todo o setor. É gratificante ver o engajamento e a busca por conhecimento, são essas ações que impulsionam o agronegócio brasileiro”, afirmou o presidente da associação, André Schwening.

Conteúdo Programático Abrangente

O primeiro dia foi inteiramente dedicado à Gestão Comercial, Lucas Prado, Sócio Harven e Markestrat, trouxe temas cruciais para o sucesso das estratégias de vendas e relacionamento com clientes.

Durante o evento, os participantes tiveram a chance de aprofundar seus conhecimentos desde as estratégias corporativas e o papel dos gestores no processo comercial, até o equilíbrio e gestão do tempo para uma atuação mais eficiente. Também foram abordadas a integração dos processos comerciais entre as áreas, a análise estratégica de territórios, o direcionamento e cascateamento das estratégias comerciais para garantir o alinhamento com os objetivos, além de ferramentas de gestão de clientes e a organização da rotina de gestão com foco na experiência dos clientes. Por fim, a importância do acompanhamento de indicadores e resultados para decisões embasadas foi amplamente discutida, equipando os profissionais com as habilidades necessárias para otimizar o desempenho e impulsionar o crescimento.

"Foi incrível ver a dedicação dos participantes. Nosso objetivo era proporcionar um envolvimento completo, e acredito que conseguimos. É fundamental que os líderes do agronegócio entendam como integrar processos entre as diferentes áreas para direcionar suas estratégias comerciais, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos maiores das suas empresas”, explicou Lucas Prado.

No segundo dia a Gestão Financeira Aplicada foi o conteúdo central, fundamental para a sustentabilidade e crescimento dos negócios. Rodrigo Alvim, Sócio Markestrat, apontou tópicos essenciais como a Matemática financeira para decisões, Demonstrativos financeiros que são ferramentas e conceitos para análises precisas. Além disso, trouxe a Saúde financeira das áreas e negócios necessários para um diagnóstico e estratégias para manter a solidez. O Orçamento empresarial, e Análises financeiras, com técnicas para avaliar o desempenho e identificar oportunidades. Assim como outros pontos importantes, como a Rotinas de análises e tomadas de decisões financeiras, Impactos de decisões e resultados financeiros e a Saúde financeira das áreas e negócios, reforçando a importância de controle em todos os níveis.

“O acompanhamento de todos os temas abordados durante esses dois dias não são meros detalhes; são o que realmente empodera o profissional para tomar decisões embasadas, otimizar o desempenho e, de fato, impulsionar a performance de suas equipes e empresas. Saímos daqui com a certeza de que equipamos esses líderes com habilidades concretas para transformar seus negócios.", concluiu Rodrigo Alvim.

A Academia ABRASS é uma iniciativa da associação para fortalecer os multiplicadores de sementes de soja, capacitando seus líderes com ferramentas e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado. A expectativa é de que o programa contribua significativamente para o desenvolvimento profissional dos participantes e para o crescimento sustentável das empresas associadas.

“O mais importante foi quanto a segmentação de clientes, entender cada tipo de consumidor e de mercado servirá para a nossa melhor atuação”, evidenciou Charles Allan Telles, coordenador de produção e qualidade.

Assim, também registrou Regina Seglin Matos Camargo, diretora financeira. “É interessante essa integração do setor comercial e financeiro para termos uma visão maior do segmento, para fazermos a classificação de clientes e entendermos os impactos das metas dentro da empresa”, completou Regina.


Próximo Módulo

A Academia ABRASS 2025 continuará a programação. O 2º Módulo acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, com os temas - Dia 1: Gestão Estratégica de Pessoas e o Dia 2: Liderança, na Harven Agribusiness School, em Ribeirão Preto/SP.

 

Autor: Fonte: Assessoria de Comunicação ABRASS