No encerramento da 6º edição da Academia ABRASS, a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja apresentou aos multiplicadores e colaboradores que a gestão de pessoas e a liderança são pilares que sustentam e garantem às empresas os recursos humanos certos, engajados e motivados para alcançarem seus objetivos. 

Durante os dias 13 e 14 de agosto, na Harven Agribusiness School, em Ribeirão Preto (SP), o tema do Módulo 2 ganhou total atenção dos participantes.

“A ABRASS entende que são as pessoas as principais responsáveis por alavancar os negócios da semente de soja, esse é o ponto principal que influencia diretamente nos resultados. Essa atuação considera não só o desempenho individual, mas também a capacidade das equipes de contribuírem com inovação, produtividade e crescimento das empresas. Manter esses colaboradores nas instituições é um desafio, mas é o que buscamos e defendemos.” Afirmou o diretor executivo da associação, Osli Barreto.

Segundo o especialista da Harven, Alexandre Pereira, as empresas que cuidam de seus profissionais têm ganhado cada vez mais espaço nos planos de negócio. A modalidade deixou de ser apenas um conjunto de tarefas administrativas e assumiu um papel crucial: desenvolver talentos, fortalecer a cultura e conectar os objetivos dos times com os da organização.

“Mostramos nas atividades que a adoção de modelos flexíveis, o avanço da inteligência artificial e o foco em bem-estar e outras mudanças no mercado de trabalho mudaram o que se espera de líderes e equipes. Hoje, a área é vista como uma base estratégica para o crescimento e a sustentabilidade das organizações.” Afirmou Alexandre Pereira.

Na ocasião, as especialistas do Grupo SEB Educação, Moema Rosa e Thayná Silva, apresentaram ferramentas fundamentais para avaliação de equipes e pessoas. O grupo global de educação, que engloba a Harven, está presente em mais de 40 países e atua com diversas instituições e milhares de colaboradores desde 1963. É reconhecido por seu portfólio abrangente, com marcas renomadas.

“Para nós, desafios se tornam oportunidades. Nosso primeiro case, a Implementação da Diretoria de Gente e Gestão, transformou o RH de um setor burocrático em um parceiro estratégico. Reestruturamos a área, treinamos gestores e aproximamos a liderança da operação, resultando em maior engajamento e eficiência. O segundo case, a Pesquisa de Engajamento, nos ajudou a recuperar esse indicador. Mobilizamos os gestores para garantir a participação, asseguramos o anonimato e comunicamos as ações decorrentes, mostrando que valorizamos a voz de todos e construímos um ambiente de trabalho mais participativo." Pontuou a gerente de Gente e Gestão, Moema Rosa.

A abordagem mais focada e integrada vai de encontro com a proposta do projeto em estimular o protagonismo dos profissionais, fortalecer a atuação em equipe e direcionar os esforços das áreas para os objetivos dos sementeiros.

“Nós confiamos que a Harven nos trouxesse cases de outros setores para os nossos associados visualizarem diferentes modos de operar essa gestão dentro das suas empresas. E olha que bacana, houve uma interação muito boa com relação aos indicadores e ferramentas digitais para ocupar esse espaço da cultura organizacional. Acredito que foi muito importante essa parceria e continuaremos nessa renovação da Academia, para chegarmos sempre nessa excelência.” concluiu o consultor da associação, Pedro Tomazelli. 

Nesse modelo, passar por novo treinamento é obter lideranças que saibam lidar com as emoções, as diversidades, flexibilidades do trabalho e o uso de dados para tomada de decisões. Dessa forma, passando da teoria à prática, é um ganho para o futuro dessas organizações no mercado do setor.  

“Fazer sementes a gente já sabe, precisamos manter o foco maior nas pessoas que estão na empresa. Elas merecem todo cuidado, todo aporte que pudermos dar, e aqui estamos conseguindo isso. Trocar experiências com outros colegas e outras instituições enriquece o RH, cresce a gestão de uma forma geral. É extremamente importante fazer isso com frequência, para seguirmos com equipes mais felizes trabalhando na área.” Enfatizou a participante Azuelly Gouveia, gestora de RH.  

Programa Exclusivo

O projeto realizado pela associação, desde 2020, tem como objetivo prioritário capacitar as lideranças e gestores, exclusivamente, das empresas associadas. A entidade acredita que bons resultados acontecem quando os colaboradores recebem uma atenção especial em sua formação.
A cada edição, o conhecimento é compartilhado e estruturado em eixos temáticos nas áreas do comercial, de recursos humanos, de finanças, de gestão e da alta liderança. A previsão é dar continuidade trazendo novidades para 2026. 

Autor: Assessoria de Comunicação ABRASS