Uma das mais promissoras paragens da soja no Brasil, “caçula do Matopiba”, o Piauí é palco da Abertura Nacional da Colheita da Soja 2021/2022. O evento organizado pelo Projeto Soja Brasil, parceria da Aprosoja Brasil e Canal Rural, foi realizado nesta quinta-feira (17) na Fazenda Progresso (Grupo Progresso), prestigiado por dezenas de lideranças empresariais, autoridades públicas e pesquisadores. A cadeia de produção das sementes de soja foi representada pelo presidente da ABRASS (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja), Gladir Tomazelli.
A importância do uso da semente certificada foi destacada durante a cobertura oficial do evento, transmitido ao vivo para todo o Brasil. “Quando se vê soja muito bem desenvolvida, lavouras uniformes, de alto potencial de produção, é sinal de que houve plantio de uma boa semente. Se o sojicultor usa semente de boa qualidade, de excelente vigor e germinação, que tem uniformidade e uma carga genética com resistência às pragas e doenças, isso sem dúvidas vai se traduzir numa lavoura de produtividade e grande resultado”, afirma o líder da ABRASS.
A estimativa é que somente no Piauí sejam colhidas quase 3 milhões de toneladas de soja ao final da safra 2021/2022, com uma área plantada de cerca de 850 mil hectares. A expectativa é de produtividade média próxima das 70 sacas por hectare, guiada pela alta tecnologia empregada nas lavouras e condições climáticas estáveis. O pioneirismo da Família Sanders na região, fundadora do Grupo Progresso, foi ressaltado por participantes do evento.
“É um orgulho para todo o Piauí abrir a colheita de soja este ano. O mundo está tendo a oportunidade de enxergar o trabalho que está sendo feito aqui e as potencialidades, num Estado que tem muito para acontecer. É um orgulho muito grande sediar este evento e receber a todos”, afirma Gregory Sanders, associado e diretor da ABRASS.
Fonte: ABRASS - Íntegra Comunicação Estratégica/ Canal Rural.
Confira a entrevista completa.
Assista a cobertura completa do evento.