Brasília, 28 de novembro de 2024 – A noite desta quarta-feira marcou um momento especial para a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), que realizou um jantar de confraternização no Restaurante Rubaiyat, em Brasília. O evento reuniu lideranças do agronegócio, parlamentares, pesquisadores e associados para celebrar mais um ano de conquistas e o lançamento oficial do Protocolo de Sementes ABRASS.

Lançamento do Protocolo de Sementes
O evento teve início com a apresentação oficial do Protocolo de Sementes, conduzida pelo presidente da ABRASS, Gladir Tomazelli, e pelo diretor executivo, Osli Barreto. Durante a ocasião, Enilson Nogueira, da Céleres Consultoria, trouxe um panorama sobre o mercado  de sementes de soja, seguido pelos pesquisadores Géri Eduardo Meneghello e Francisco Amaral Villela, que detalharam o processo de desenvolvimento do protocolo.

“Este protocolo é um marco para o setor de sementes no Brasil, oferecendo diretrizes claras para assegurar a máxima qualidade na produção de soja. Ele representa o compromisso da ABRASS com a excelência e com o fortalecimento do agronegócio brasileiro”, destacou Gladir Tomazelli.

Géri Eduardo Meneghello, um dos desenvolvedores do protocolo, também ressaltou a importância do documento e enfatizou que o projeto foi desenvolvido com a participação dos associados: “O protocolo foi construído com base em critérios técnicos rigorosos, contemplando desde o campo até o pós-venda. Ele será fundamental para alinhar as práticas e fortalecer a credibilidade do setor.”

Apresentação da Diretoria

Durante o evento, foi realizada a apresentação da diretoria da ABRASS para o biênio 2025/2026. O presidente eleito, André Schwening, compartilhou suas expectativas para os próximos anos. “Assumo este desafio com muito entusiasmo, focado em dar continuidade ao trabalho de valorização das sementes de soja e em ampliar a representatividade da nossa associação junto aos mercados nacional e internacional, dando continuidade ao trabalho realizado”, afirmou André Schwening.

Tomazelli enfatizou a grandeza da ABRASS e a importância da união das entidades ligadas ao agro em prol do setor. “A representação das outras entidades aqui representa essa preocupação, em um ajudar ao outro a favor de um bem comum”. 

Participação de Parlamentares
 

A confraternização também contou com a presença de membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que destacaram a relevância da ABRASS. “Essa associação tem demonstrado um trabalho exemplar ao unir inovação e excelência no setor de sementes. Nosso produtor rural precisa ter acesso a essas tecnologias para cumprirmos a nossa responsabilidade de alimentar milhões de pessoas”, afirmou Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA.

A importância da agricultura nas cidades brasileiras foi enaltecida pelo senador Irineu Orth (PP-RS). É errôneo pensar que as pessoas que vivem nas grandes cidades não têm interesse no agro, pois eles entendem a grandeza desse setor e se orgulham dele”. 

Marussa Boldrin (MDB-GO) chamou atenção para o trabalho realizado nos bastidores para que os projetos que dão apoio do setor agropecuário possam ser aprovados. E parabenizou o presidente eleito da ABRASS, André Schwening. “Conheço o André e sei da capacidade dele. A ABRASS será muito bem representada com ele à frente da associação”, comentou.

A deputada Coronel Fernanda destacou o impacto positivo que a ABRASS tem promovido no agronegócio brasileiro, elogiando o compromisso da associação com a qualidade e inovação no setor de sementes. “A ABRASS tem desempenhado um papel fundamental ao unir os principais atores da cadeia produtiva de soja em torno de iniciativas que elevam o padrão de excelência e fortalecem a competitividade do Brasil no mercado global. Este é um exemplo de como o trabalho conjunto pode transformar desafios em oportunidades”, afirmou a parlamentar.

Por fim, o deputado Zé Vitor (PL-MG) afirmou que parlamento e entidades têm criado um agro forte. “Nós ainda temos alguns desafios, e peço que vocês reflitam e acreditem que tem uma bancada que luta por vocês, pelos que estão dentro e os que estão fora da porteira”. 

Geraldo Melo, diretor-executivo do IPA, elogiou a bancada do agro: “Muito do que o setor tem conquistado passa pela Frente Parlamentar da Agropecuária, os projetos e as lutas defendidas por eles alavancam o agronegócio brasileiro”. 

Celebração e Perspectivas

O evento foi encerrado com uma homenagem ao presidente da ABRASS, Gladir Tomazelli, que por quatro anos esteve à frente da associação, em um clima de celebração e fortalecimento do compromisso da ABRASS com o setor. A entidade segue focada em promover a qualidade das sementes de soja e apoiar o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.

Para mais informações sobre o Protocolo de Sementes e as atividades da ABRASS, acesse o site oficial: https://abrass.org.br.

 

 

Autor: Assessoria de Comunicação ABRASS