É indiscutível a importância que o tratamento de sementes desempenha para o sucesso de uma lavoura. É uma prática de baixo custo, mas com resultado elevado.
Responsável por proteger as sementes e plântulas e suas tecnologias no início do desenvolvimento contra pragas e doenças, também garante maior emergência de plantas, maior uniformidade e mais vigor, tanto em condições normais, quanto adversas.
O tratamento industrial de sementes (TSI)
Criando para facilitar a vida do produtor e também agregar banefícios técnicos ao tratamento.
O tratamento industrial de sementes envolve as seguintes etapas: agitação dos produtos, aplicação, mistura, ensaque e controle de qualidade.
Abaixo, estão listados alguns dos benefícios que esse processo industrial entrega:
No investimento e tempo
O TSI entrega sementes prontas para a semeadura, proporcionando conveniência e ganho de tempo.
Na dosagem e uniformidade
Utiliza equipamentos aferidos, que verificam a dasagem e que proporcionam recobrimento uniforme dos lotes, além da quantidade correta dos produtos.
No acabamento e precisão
Faz uso de máquinas de alte tecnologia que proporcionam a precisão da aplicação, São usados recobrimentos que contribuem para a aparência visual do tratamento.
Na qualidade do TSI
A qualidade do TSI pode ser verificada através de testes que checam fluidez, plantabilidadem cobertura e uniformidade, emissão de poeira e quantidade de ativo por semente.
Capacitação operacional
O TSI proporciona investimento em treinamentos operacionais que capacitam a equipe na indústria, buscando tratamento de qualidade. Outra vantagem é o investimento em máquina e equipamentos de alta tecnologia, que garantem consistência na qualidade.
No risco de contaminação
O contato das pessoas com os produtos é mínimo, na indústria porque o sistema é fechado, e no campo pela conveniência do Abre&Plante.
Janela de plantio
O TSI busca entre outros benefícios, a agilidade e produtividade, atendendo à curta janela de plantio do produtor.
Fonte: Bayer