Durante a Unidade Temática 3 – Inteligência de Mercado, da área Comercial, da Academia ABRASS, o consultor sênior da MPrado Consultoria - Frederico Melazo, demonstrou aos produtores e técnicos os pontos estratégicos para uma análise macroambiental dentro das empresas sementeiras.
“A expectativa desse treinamento é que vocês continuem a utilizar as ferramentas apresentadas para tomada de decisões assertivas nas empresas. Estes meios ajudarão a entender o padrão do que vem acontecendo internamente e externamente para uma avaliação de dados mais completos que direcionarão quanto a perspectiva do que está sendo construído para alcançar sucesso de mercado, isso serve para qualquer campo de conhecimento”, afirmou Frederico Melazo.
O especialista frisou que dentro desse macroambiente é preciso olhar para o marketing, que procura obter o melhor nível de ajuste possível entre demanda e oferta. Como fonte para coletar informações secundárias quanto a competidores, publicações etc; e fontes primárias que vão de acordo com a força de venda, compras, produção, tipo de consumidores, distribuidores, fornecedores, consultores, entre outros.
Ainda neste cenário macro corporativo o consultor evidenciou que é preciso realizar pesquisas criteriosas sobre o ambiente político-legal, que abrange sobre Leis de Concorrência (CADE), Leis limitantes para produtos, Leis limitantes de Comunicação (CONAR), Leis limitantes para distribuição e vendas.
O ambiente sócio cultural foi exemplo de instrumento importante para ponderar como as crenças, valores e atitudes influenciam nas formas de consumo. Para finalizar, o consultor argumentou que é preciso investigar quanto ao ambiente natural de modo que as fontes de matéria prima, fonte de energia, disposição de resíduos e o clima em geral levem a garantia de um negócio sustentável.
“Possuir a informação correta é o início de um processo de resolução mais objetiva. A inteligência de mercado está na inovação, nos diferenciais competitivos, na oportunidade de estar à frente de seus concorrentes. Para estruturar estes departamentos que apresentamos, é preciso pesquisa, investimento e profissionais capacitados nas empresas!”, concluiu Melazo.
ACADEMIA ABRASS 2023
O programa de capacitação online oferecido aos associados e equipes técnicas da Associação Brasileira de Sementes de Soja (ABRASS), começou em abril e será finalizado em outubro deste ano. Os participantes que alcançarem 80% de participação serão contemplados com o Certificado Academia ABRASS.
A programação está dividida em 4 áreas temáticas: humanas, gestão, comercial e finanças. Workshops serão oferecidos ao final do curso para uma maior interação e insight sobre as temáticas. Acompanhe o cronograma:
04 de Abril – Abertura Oficial – “Estratégia de Soja – O presente e o futuro da cultura” - Rafael Vicentini, diretor de negócio e marketing de soja da Bayer.
Humanas
13 de abril – Unidade temática 1 – “Seleção e formação de potenciais líderes na equipe – Marcelo Masini.
15 de junho – Unidade temática 2 – “RH e o mundo digital” – Sergio Schwetter.
13 de julho – Unidade temática 3 – “Mudança de mindset” – Gustavo Cobra.
10 de agosto – “Workshop de humanas” – Marcelo Masini.
Gestão
20 de Abril – Unidade Temática 1 – “ESG 1 Governança” – Wanderson Silva.
04 de Maio – Unidade Temática 2 – “ESG 2 Ambiental” – José Maurício.
01 de Junho – Unidade Temática 3 – “ESG 3 Social” – Fernanda Peppe.
06 de Julho – Unidade Temática 4 – “Gestão de Processos” – Francisco Damasceno.
03 de Agosto – Unidade Temática 5 – “Gestão de Projetos” – Francisco Damasceno.
14 de Setembro – Unidade Temática 6 – “Gestão de Qualidade” – Maurício Miranda.
28 de Setembro – Unidade Temática 7 – “Inovação para Gestão de Resultados” – Sérgio Schwetter.
05 de Outubro – Workshop de Gestão - Sérgio Schwetter.
Comercial
27 de Abril – Unidade Temática 1 – “Mercado Futuro de Commodities” – Rafael Menicucci.
25 de Maio – Unidade Temática 2 – “Domínio na Negociação” – Flávio Santos.
29 de Junho – Unidade Temática 3 – “Inteligência de Mercado 1” – Frederico Melazo.
27 de Julho – Unidade Temática 4 – “Inteligência de Mercado 2” – Frederico Melazo.
24 de Agosto – Unidade Temática 5 – “Estratégia de Compra de matérias-primas e suprimentos” – Marcelo Marra.
21 de Setembro – Workshop Comercial – Marcelo Marra.
Finanças
11 de Maio – Unidade Temática 1 – “Contexto e Cenários Globais” – Marcelo Prado.
18 de Maio – Unidade Temática 2 – “Contabilidade e Demonstração de Resultados 1” – José Geraldo Romano.
22 de Junho – Unidade Temática 3 – “Contabilidade e Demonstração de Resultados 2” – José Geraldo Romano.
20 de julho – Unidade Temática 4 – “Gestão da Alavancagem e Fontes de Financiamento” – Júlio Morsoletto.
17 de Agosto – Workshop de Finanças – Júlio Morsoletto.
Por: Nátalie Luna
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing ABRASS