A prática de liderar, orientar e administrar indivíduos dentro de uma organização, visando otimizar o desempenho humano e alcançar as metas corporativas estabelecidas, envolve muito mais que competência e dedicação dos gestores para as diversas atividades exercidas no dia a dia das empresas de multiplicação de sementes de soja.
Para apresentar novos horizontes dentro desta perspectiva, a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), iniciou a 5ª Edição da Academia ABRASS, com a curadoria da MPrado Consultoria Empresarial. O consultor sênior, Marcelo Masini, apresentou o tema “Retenção de Talentos”, durante o 1º workshop, realizado nos dias 07 e 08 de agosto, em Brasília(DF).
Na abertura, o presidente da associação, Gladir Tomazelli destacou o papel dos líderes das empresas que estão participando desse projeto. “O ápice que a ABRASS deseja atingir é que cada um volte para o seu local de trabalho, reúna suas equipes e consiga replicar, colando na prática, o que viu aqui!”, concluiu.
Responsável pela programação do curso, a MPrado mostrou o diferencial do conteúdo desenvolvido exclusivamente para a área de humanas.
“Apesar das empresas de sementes atuarem com alta tecnologia e genética avançada, são companhias feitas de seres humanos. E sempre, são as pessoas que farão a diferença nesse tipo de negócio. Então, é fundamental que saibam exercer o papel de lideranças, motivadoras e energizadoras das equipes para que possam alcançar os resultados esperados. Eu tenho certeza que todas as atividades propostas para este programa contribuirão para o conhecimento de vocês e ao final deste ciclo chegarão com melhor performance, maior participação de mercado e, acima de tudo, mais prazer em trabalhar nas empresas de vocês. Porque quem trabalha com semente promove o desenvolvimento da agricultura de produtividade e conta com a eficiência de profissionais ativos”, almejou Marcelo Prado, fundador e CEO da MPrado Consultoria.
Durante os dois dias de capacitação o especialista Marcelo Masini, provocou os participantes a este universo através de dinâmicas, exemplos de cases reais e desafios onde os debates fomentaram novas estratégias para que os multiplicadores de sementes de soja levem soluções a realidade de cada empresa.
“Reter talentos não é apenas manter pessoas, é: reduzir os custos, aumentar a produtividade, a melhoria dos produtos e serviços, promover o engajamento e o moral dos funcionários, garantir a inovação e a competitividade, reduzir os conflitos e aumentar a lucratividade”, elencou Masini.
Dentro dessa concepção o consultor mostrou que os principais desafios, com relação à questão comercial, no agronegócio estão na alta especialização e competências específicas, na competição intensa por talentos, nas condições de trabalho e qualidade de vida, na cultura organizacional e engajamento, e na adaptação às mudanças tecnológicas. Também pontuou as estratégias para superá-los, como: desenvolvimento profissional contínuo, a melhoria das condições de trabalho, o fortalecimento da cultura organizacional, os pacotes de benefícios competitivos e o engajamento com a comunidade.
A imersão nesta experiência trouxe aos líderes novas possibilidades de excelência, tal qual a importância da diversidade dos profissionais no ambiente de trabalho, a necessidade de promover a inclusão, proporcionar o entusiasmo de funcionários engajados, viabilizar a superação dos desafios, saber a arte de delegar e aumentar as habilidades, colocar em prática a promoção de resultados e o avanço da flexibilidade, o impacto da coordenação de suas ações, manter a confiança e integridade nos compromissos, adotar comportamentos de protagonismo, o feedback e o poder da liderança.
“Eu vim com o propósito de passar por uma reciclagem e foi uma oportunidade de extrema valia. Esta iniciativa da ABRASS é de grande sabedoria, eu participei da pesquisa interna solicitando o tema e estou muito grato a esta entidade que se mostrou interessada pelo desenvolvimento de pessoas”, relatou o gerente administrador, Marcelo Ferreira, de empresa associada, localizada no oeste baiano.
A gerente de qualidade, Maikely Feliceti, de empresa associada, localizada em Goiás, também avaliou de forma positiva a primeira participação na Academia. “Foram dois dias proveitosos de muito conhecimento onde passamos por diversas vivências diretamente ligadas a performance dos profissionais atuantes nos negócios de sementes de soja, com certeza aplicaremos a nossa realidade organizacional”, considerou a gerente.
ACADEMIA ABRASS 2024
Workshop 2 – A segunda etapa da programação terá sequência em outubro, com o tema - Gestão Estratégica de Pessoas. As vagas são exclusivas para os multiplicadores associados, os membros que estiverem presentes em 100% nas capacitações receberão o certificado da Academia ABRASS.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRASS